TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERCAMBIO DE QUE A DIRECÇÃO E O GRUPO SENSO DEVEM ACEITAR RÁPIDAMENTE E FÁCIL DE OBJETIVO

Resenha: INTERCAMBIO DE QUE A DIRECÇÃO E O GRUPO SENSO DEVEM ACEITAR RÁPIDAMENTE E FÁCIL DE OBJETIVO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  Resenha  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 5

“COMPARTILHAR A MESMA DIREÇÃO E O SENSO DE GRUPO PERMITE CHEGAR MAIS RÁPIDO E FACILMENTE AO DESTINO”.

A educação é um elemento que nos proporciona um desenvolvimento humano e tem sido trabalhado quase sempre de maneira não harmoniosa, no qual o conhecimento é produzido ou reproduzido de modo fragmentado, permitindo assim a ruína da compreensão dos estudos cadenciados. Fazenda (2002) nos diz que:

Desenvolver um trabalho na educação que se paute em construir conhecimentos que gere satisfação de apropriar-se do saber para poder se entender, entender o outro e entender o mundo, um trabalho que transversalize a fragmentação da compreensão, que se delinei pelo caminho da reflexão das verdades que se apresentam como absolutas e acabadas.

No mesmo caráter, Fazenda (1996) nos mostra a Interdisciplinaridade como uma possibilidade de resgatar essa compreensão, que deverá se imbuir não das partes, mas do todo, criando uma interação muito mais ampla na interação com os professores de cada disciplina. A interdisciplinaridade surge para educação como uma nova ferramenta capaz de ajudar a recuperar o sentido do ensinar e do aprender, no entanto, é plausível conhecermos o pensamento dos professores (as) a respeito do tema citado, e também refletirmos sobre os limites e as possibilidades para sua efetivação no âmbito estudantil.

A escola é o espaço social que tem como função específica de propiciar aos alunos a aquisição de conhecimentos sistematizados e de caráter individuais, bem como propiciar e estimular o desenvolvimento de habilidades e competências à produção de um novo saber, que possam ajudá-lo a compreender as relações sociais.

O trabalho docente exige cada vez mais a interação desses mestres em seu ambiente coletivo que tem como função específica possibilitar ao aluno a sua instrução. Goulart (2002 (p. 103). nos revela que processo que o sucesso das equipes apoia-se em alguns aspectos fundamentais:

Comunicação, cooperação, compartilhamento de conhecimento, capacidade de estabelecer relações interpessoais, abertura para compreender o ponto de vista do outro e habilidade para ouvir e expressar de modo claro e consciente. (pág.261).

Para Delors (2003), o trabalho em equipe é indispensável, pois poderá melhorar a qualidade da educação, permitindo uma maior e melhor ajuste às características peculiares dos diferentes grupos de alunos. Parafraseando (Enricone, 2004).A relação entre os docentes, é de suma relevância para que os profissionais da educação trabalhe, sempre que possível, de forma integrada com as demais disciplinas, com o objetivo de propiciar experiências significativas a ponto de modificar as representações do ensino e da aprendizagem. É a partir de várias considerações que devem permear a formação docente, pois a ação de compartilhar com os pares é a base estruturadora de um desenvolvimento profissional. Para Perrenoud, 2000, p. 80):

O trabalho em conjunto torna-se uma necessidade, ligada mais à evolução do ofício do que a uma escolha pessoal. Há cada vez mais professores, jovens ou adolescentes, que desejam trabalhar em equipe, visando níveis de cooperação mais ou menos ambiciosos. Alguns deles excluem radicalmente o trabalho solitário, outros são mais ambivalentes, mas vêem as vantagens de uma cooperação regular se esta lhes deixar uma autonomia suficiente.

O dialogo dos educadores possui um grande significado para a educação atual, melhorando preponderantemente a prática educativa e as relações de ensino e aprendizagem para tornar o ensino qualitativo pois ele consegue romper com as barreiras impostas pelo modelo tradicional encontrado ainda em algumas escolas, oportunizando aos sujeitos em desenvolvimento crescerem ativamente junto à construção do conhecimento, onde este deixa de ser reproduzido, passando a ser vivido e exercido em sua plenitude.

Existem colégio que a relação e a interdisciplinaridade entre os professores já é uma realidade, porém mesmo nestas instituições ocorrem a falta de comunicação entre alguns educadores, logo estes trabalham de forma isolada, não buscam refletirem sobre os pontos positivos e negativos que se sucedem nos arredores da educação estudantil, o conhecimento é disperso, distante do contexto social e cultural do aluno. Para. (Alarcão, 2008 p.38):

Uma escola reflexiva é uma comunidade de aprendizagem e é um local onde se produz o conhecimento sobre educação. Nesta reflexão e no poder que dela retira toma consciência de que tem o dever de alertar a sociedade e as autoridades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com