TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interdisciplinar

Projeto de pesquisa: Interdisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 5

REFERÊNCIAS 6

1 INTRODUÇÃO

A interdisciplinaridade começou a ser abordada no Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Bases. Desde então, sua presença no processo de ensino tem se tornado mais presente.

A utilização da interdisciplinaridade para desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos é uma das propostas apresentas pelos PCN que contribui para a aprendizagem do aluno. Atualmente a interdisciplinaridade tem sido utilizada por grande parte dos educadores, visto que tal postura garante a construção do conhecimento de maneira global.

Através desde trabalho veremos que é possível a interação entre as disciplinas, e por meio dessa perspectiva que ela surge para superar a fragmentação das disciplinas, buscando relacionar os conteúdos no momento do estudo.

2 DESENVOLVIMENTO

A interdisciplinaridade é a integração de duas ou mais disciplinas na construção do conhecimento, ela surge para suprir uma necessidade nas escolas, devido à fragmentação dos conhecimentos.

Buscando conciliar os conceitos pertencentes às diversas áreas do conhecimento a fim de promover um ensino de qualidade.

A interdisciplinaridade oferece uma nova postura diante do conhecimento, uma mudança em busca do ser como uma pessoa integral, visando à construção de um conhecimento globalizante, rompendo com os limites das disciplinas.

Por meio do trabalho interdisciplinar o professor começa a integrar os conteúdos, passa de uma concepção fragmentária para uma concepção unitária do conhecimento, e a escola começa a desenvolver um trabalho em grupo entre professores, alunos e diretores, proporcionando ao aluno um aprendizado eficaz e de qualidade, desenvolvendo a formação social do aluno.

O trabalho com a interdisciplinaridade começa no ensino fundamental, vamos conhecer duas propostas interdisciplinares para essas séries iniciais na escola:

• Proposta interdisciplinar I - A família no ambiente escolar: contribuições à aprendizagem da criança. Esta proposta visa o envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais, é considerado um componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar. O ambiente escolar tem sem dúvida, uma função importantíssima, a educadora. Por isso se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola. Tem como objetivo geral: desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da autoestima. Envolve as disciplinas de português, matemática, história, geografia e ciências.

• Proposta interdisciplinar II - Leitura e Escrita: instrumento na instrução do saber e da cidadania. Sabe-se que um dos principais problemas na Educação no momento atual, é a dificuldade que os alunos têm de ler e produzir textos. Compreender a aquisição do conhecimento sem o domínio da leitura é uma tarefa praticamente impossível, tendo em vista que por meio dessa atividade o aluno tem acesso a todas as áreas do conhecimento, interagindo com variadas fontes de informações, busca-se através desta proposta interdisciplinar, propiciar atividades mais dinâmicas, oferecendo obras e temas variados, de fácil compreensão, que possam envolver aspectos do conhecimento curricular de forma lúdica e criativa favorecendo o interesse e a formação do hábito de ler, e assim melhorar o nível de qualidade da aprendizagem dos alunos. Envolve as disciplinas de português, matemática e artes.

Em minha opinião estas propostas podem ser desenvolvidas no ensino fundamental, pois constroem relações com diversas disciplinas. Na primeira proposta os alunos desenvolvem: a linguagem oral e escrita por meio de textos coletivos, utilização da escrita, recorte de palavras relacionadas. Com o tema lógico-matemático: contagem de letras, gravuras. História e Geografia: árvore genealógica, comparar fotos passadas e atuais da criança, escola, família, localização da escola em relação da residência de cada aluno. Ciências: higiene e corpo humano.

Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com