TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar

Monografias: Projeto Interdisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  1.964 Palavras (8 Páginas)  •  1.562 Visualizações

Página 1 de 8

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

MÓDULO 2.2

PROJETO INTERDISCIPLINAR

Autores:

Santa Maria – RS

Novembro de 2012

SUMÁRIO

OBJETIVO GERAL 4

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 4

METODOLOGIA 5

FORMA DE ATUAÇÃO 6

PLANOS DE AÇÃO 7

MISSÃO E VISÃO DA EMPRESA 8

ANÁLISE PRELIMINAR 9

CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

INTRODUÇÃO

Nos dias atuais nos deparamos com a inconveniência de ter que se deslocar até um estabelecimento comercial para a aquisição de produtos de primeira necessidade, alimentícios ou de limpeza. Inconveniência por que, nem sempre uma pessoa dispõe de tempo ou condições para esse tipo de tarefa, levando em conta principalmente as questões de mobilidade urbana que nos dias de hoje afugentam muitos clientes dos estabelecimentos comercias devido ao grande número de veículos nas estreitas ruas de nossa cidade e a escassez de estacionamentos.

Com a evolução da tecnologia, a familiarização dos equipamentos de informática e a popularização da internet, processos como esse relatado foram aperfeiçoados e virtualizados. Entretanto, as lojas virtuais ficam localizadas fisicamente muito distantes, o que onera muitas vezes ao cliente o custo para transporte e acarreta em tempo de entrega. Isso prejudica, por exemplo, a compra de produtos perecíveis.

Esse projeto busca facilitar a compra de produtos de primeira necessidade como as feitas em supermercados e padarias diariamente, localizados fisicamente próximos ao cliente, de forma virtual, mas sem onerar mais custos assim como assegurar a compra de qualquer produto disponível na prateleira física do estabelecimento.

OBJETIVO GERAL

• Propiciar aos consumidores a condição de aquisição de produtos de forma “Delivery”, incitando uma maior concorrência local entre empresas pelo e-commerce.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Integrar os estabelecimentos comerciais estimulando a concorrência virtual local entre os mesmos.

• Facilitar as compras de produtos industrializados ou orgânicos sem que o cliente necessite deslocar-se até o estabelecimento comercial.

• Estimular o uso de dinheiro virtual o que extingue a inadimplência e inibe a ação de criminosos próximos a estabelecimentos.

• Proporcionar a redução de veículos nas ruas, diminuindo a emissão de gases poluentes no meio ambiente.

• Facilitar a pesquisa de mercado na busca de menor custo para aquisição de produtos pelo consumidor final, uma vez que todas as informações estarão à disposição do cliente.

METODOLOGIA

Pela realização de um levantamento da rotina de compra de produtos e a relação da empresa ofertante com o consumidor final foi verificado que pode haver uma melhora no procedimento. Segundo Murara (2009), “a pesquisa mercadológica é a mais confiável ferramenta para obter informações precisas sobre um mercado, produto, serviço ou público-alvo. Com ela você também pode fazer testes que indicam a possibilidade de sucesso ou insucesso de uma estratégia.”

Dessa forma, o projeto se inspira no modelo Delivery, o qual pode ser entendido como um “supermercado sem sair de casa”. DI GIORGI (2012) explica que esse modelo “assemelha-se muito à comercialização de medicamentos por meio da internet. Ambos têm: uma única web store, controle precário de estoque, vários pontos de distribuição, modalidades de pagamento contra entrega; ambos também administram suas frotas. Eles situam-se a meio termo entre a loja física e a loja virtual. Da loja virtual recebem o pedido e contam com a loja física para atendê-los".

Outro ponto importante da metodologia usada se refere à plataforma de desenvolvimento, pois é uma fase muito importante de um empreendimento de comércio eletrônico, e se baseia na definição da plataforma de operação. Até hoje, a plataforma Java já atraiu mais de nove milhões de desenvolvedores de software. Ele é usado em todo grande segmento do setor e está presente em uma grande gama de dispositivos, computadores e redes, devido a sua versatilidade, eficiência, portabilidade de plataforma e segurança tecnológica. Essas características tornam a Plataforma Java à tecnologia ideal para a computação de grande rede.

A implementação do projeto deve seguir a seguinte metodologia:

1. Levantamento situacional da necessidade e possibilidade de implementação;

2. Criação da Empresa HR Soluções, CNPJ 02.127.425/0001-32, localizada em Santa Maria;

3. Desenvolvimento dos sistemas de compras, pagamentos, dispensação e gerencial;

4. Apresentação e comercialização do serviço;

5. Implementação e suporte do serviço.

FORMA DE ATUAÇÃO

O Projeto consiste na criação de uma empresa com localização física e virtual através de um site, onde disponibilizará um sistema completo de cadastro de lojas e clientes através de um software instalado em um poderoso servidor de aplicação, disponibilizando o acesso tanto local quanto online. O gerenciamento técnico, manutenção e/ou atualização e gerenciamento financeiro será realizado pela própria empresa.

O sistema online terá acesso pela rede mundial de computadores, o qual pode ser acessado diretamente da residência para aqueles que possuem essa estrutura e também a disponibilização de terminais específicos espalhados em pontos estratégicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com