TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intertextualidade de Narrativas com Odisseia

Por:   •  3/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  823 Visualizações

Página 1 de 5

unesp [pic 1] UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

       “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

Faculdade de Ciências e Letras

Campus de Araraquara - SP

Ana Caroline Moura Mendes, Felipe Tabarni e Natalia Destro

A PRESENÇA DA INTERTEXTUALIDADE COM ODISSEIA PRESENTES EM TEXTOS NARRATIVOS

[pic 2]

ARARAQUARA – S.P.

2017[pic 3][pic 4]

ANA CAROLINE MOURA MENDES, FELIPE TABARINI E NATALIA DSTRO

[pic 5][pic 6]

A PRESENÇA DA INTERTEXTUALIDADE COM ODISSEIA PRESENTES EM TEXTOS NARRATIVOS

Trabalho apresentado á disciplina Literatura Grega II, do curso de Letras da Faculdade de Ciências e Letras – Unesp/Araraquara

Docente responsável: Profª Emerson Cerdas

ARARAQUARA – S.P.

2017[pic 7][pic 8][pic 9]

A intertextualidade entre O Senhor dos Anéis, de Tolkien, e Odisseia:

No trecho destacado de O Senhor dos Anéis, encontramos Frodo, Sam e Gollun a caminho de Mordor, para que  Frodo enfim possa cumprir sua missão arremessando o "Um anel" na lava da Montanha da Perdição. Para ser mais especifico, encontramos os dois Hobbits e seu excêntrico guia, caminhando por uma terra morta e pantanosa, onde há tempos uma grande batalha entre homens, elfos e orcs ocorrera, e transformara o local em um “cemitério”, cobrindo a terra com os  restos mórbidos dos soldados que padeceram durante a batalha. O ambiente fúnebre que os três encontram é habitado por Fogos-Fátuos, as almas dos mortos naquele local, que agora vagam por ele, os Fogos, representados por pequenas luzes opacas, parecem hipnotizar Frodo, talvez tentando fazer com que ele morra e assim, permaneça ali como um deles, no local, Gollun adverte para que tanto ele quanto Sam, evitem olhar para os fogos, e foquem em continuar seguindo o caminho. Reconhecemos nesse trecho algo que encontramos de forma ainda mais explícita na Odisséia, a "Catábase", que nos mitos gregos tem o sentido de descida ao Hades, onde heróis, para cumprir algum objetivo, desciam vivos ao Hades. Na Odisséia, o próprio Odisseu narra sua catábase, conta que fora instruído por Circe para ir ao Hades em busca de respostas do oráculo morto, Tirésias, sobre o que ainda o aguardava em seu caminho até Ítaca.

A catábase é uma situação muito explorada por diferentes autores em suas obras, Tolkien optou por seu uso em um ponto muito significativo de "O Senhor dos Anéis". A jornada de Frodo e Sam se aproximava de seu final, o fardo de  Frodo era cada vez mais pesado, conseguimos perceber o quanto a influência do anel fere o jovem hobbit, isso se soma ao fato de que agora os dois deveriam confiar seu caminho a Gollun, e ele em nada aparentava ser confiável,  assim como o próprio pântano que coberto por uma densa neblina impede que a luz do sol os alcance, mesmo durante o dia. A "descida ao inferno" dos hobbits se torna mais explicita no momento que os Fogos-Fátuos se revelam, assim como na Odisseia, Odisseu encontra almas vagando, na obra de Tolkien, Frodo e Sam encontram no pântano as almas daqueles que ali morreram. Em ambas as narrativas, para que se cumpra o objetivo desses heróis, é necessário que atravessem vivos o inferno, seja esse literal ou não, independente dos danos físicos e psicológicos que o lugar poderia lhes causar. A catábase é um local de passagem, um ambiente de transição, não é o desfecho final dos personagens é apenas um caminho que os leva para o próximo passo de suas jornadas.

A intertextualidade entre o capítulo XXVI de “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri, e Odisséia

Em sua comédia, Dante Alighieri menciona tanto figuras mitológicas quanto figuras reais. Ele não conta, porém, o famoso regresso ou as aventuras em Tróia, ambos de Ulisses, e sim um novo episódio que inventou, mostrando a decisão do herói de explorar o mundo além das Colunas de Hércules.

Tal invenção consiste em Ulisses convencendo outros a se juntares com ele em uma embarcação, a fim de encontrar uma nova terra. Entretanto, antes de chegarem, são atingidos por uma tempestade, que leva todos os outros navegadores à morte, ficando Ulisses na ilha junto com a ninfa Calipso. O herói é uma figura de muitas faces (polytropos), e é dessa forma que ele não pode deixar de ser visto como alguém disposto a fazer, seja o que for, para atingir os seus objetivos como, por exemplo, no episódio do Cavalo de Tróia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (154.5 Kb)   docx (90.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com