TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jane Eyre - análise do livro

Por:   •  18/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.634 Palavras (15 Páginas)  •  1.199 Visualizações

Página 1 de 15

ESTUDOS DISCIPLINARES XI

TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluna:

Érica Bernardo Fernandes – RA 1423219

Trabalho apresentado à Universidade Paulista – Unip, do curso de Licenciatura em Letras – Inglês/Português, como um dos requisitos para a obtenção da nota na disciplina Estudos Disciplinares XI, ministrada pela Profa. Palma Rigolon.

POLO PETRÓPOLIS

2016


SUMÁRIO

                

  1. Resumo        3
  2. Introdução        4
  3. Desenvolvimento        4
  1. Metodologia        4
  2. Fundamentação teórica        4
  3. Características da obra        4
  4. Descrição dos locais onde se desenvolve o enredo        5
  1.  Gateshead        5
  2.  Lowood        7
  3.  Thornfield        8
  4.  Moor House        9
  5.  Ferndean        10
  1. Considerações finais        10
  2. Referências bibliográficas        11


RESUMO

Jane Eyre, da escritora inglesa Charlotte Brontë, narra a história de vida da heroína homônima. Quebrando paradigmas e criticando a realidade vitoriana da época, Jane Eyre desafia o destino imposto às mulheres e as posições sociais que elas deveriam ocupar. Repleto de características góticas, o romance possui personagens marcantes, como Rochester, patrão de Jane e peça vital da narrativa. Os locais por onde passa a protagonista na sua jornada em busca de sua independência e liberdade, a saber: Gateshead, Lowood, Thornfield, Moor House e Ferndean, marcam sua trajetória rumo ao seu amadurecimento e desenvolvimento de sua espiritualidade, e a levam à descoberta de sua própria força.

PALAVRAS-CHAVE: dependência, religião, liberdade, felicidade


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo a análise do romance Jane Eyre, de Charlotte Brontë, com foco na descrição dos locais por onde Jane Eyre passou a trajetória e amadurecimento da personagem, destacando-se a importância de cada um deles na vida de Jane.

 

  1. DESENVOLVIMENTO

3.1. METODOLOGIA

Após a leitura do livro e do material disponibilizado através da vídeo-aula, foi realizada uma apreciação da importância de cada um dos locais na trajetória e amadurecimento da personagem, considerando-se o contexto sócio-histórico e o gênero literário da obra, de forma a possibilitar a elaboração da análise apresentada.

3.2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O presente trabalho fundamenta-se na leitura do livro Jane Eyre de Charlotte Brontë, da biografia da autora e do material disponibilizado através da vídeo-aula e do livro-texto, de forma a identificar e analisar as características de estilo da autora, com o objetivo de elaboração das respostas às perguntas apresentadas.

3.3. CARACTERÍSTICAS DA OBRA

Publicado em 1847 e originalmente lançado em Londres pela Editora Smith, Elder & Co., Cornhill, Jane Eyre é um romance da escritora britânica Charlotte Brontë, sob o pseudônimo Currer Bell, que poderia ser ambiguamente entendido como masculino ou feminino. Tal fato traz relação com o contexto sócio-histórico da época em que foi escrito: nas primeiras décadas do século XIX, na Era Vitoriana, em que a condição de “autor” era associada aos homens e não às mulheres.

Possui vários elementos da literatura gótica, tais como a ambientação em casarões antigos com quartos secretos, locais remotos e sombrios, complicações em família, elementos sobrenaturais, o clima de mistério sugerido pelo segredo do passado e a tragicidade dos personagens, com o objetivo de criar uma atmosfera de suspense e terror.

A narrativa é conduzida em primeira pessoa pela protagonista, que divide com o leitor suas experiências como em um diário, através de linguagem pessoal e direta. Jane Eyre é dotada de inteligência aguda, e desde a infância enfrentou a opressão impondo-se frente aos maus tratos que recebia na casa de sua tia. Ao mesmo tempo em que se mostra racional e lógica, Jane tem paixão e segue seus impulsos sem pensar duas vezes em busca de sua liberdade e felicidade. Força de vontade, mente honesta, coração amoroso e personalidade forte são as qualidades de nossa personagem principal. Acredita em Deus e é apresentada a três modelos de religião na obra, os quais rejeita, vivendo seu entendimento religioso de sua própria maneira: um meio-termo entre o modelo de opressão e o de submissão e fanatismo; e entendendo a religião como uma forma de reduzir as paixões desenfreadas e estimular as pessoas a contribuírem para um mundo melhor através do auto conhecimento e da fé em Deus. Mesmo diante de todas as dificuldades enfrentadas no desenrolar da trama, Jane impõe suas ideias revolucionários e seus princípios de justiça, dignidade humana e moralidade. Valorizando o emocional e o intelectual, a personagem busca tanto a igualidade de gêneros quanto social,  e desafia os preconceitos vigentes na sociedade vitoriana.

Os personagens principais são Jane Eyre, Edward Rochester e St. John Rivers. A história acontece em cinco locais diferentes: Gateshead, a casa da tia Reed; Lowoods, a escola; Thornfield, onde Jane encontra o amor de sua vida; Moors House, onde é acolhida pelos Rivers; e Ferndean, após seu retorno a Thornfield.

Esses locais revelam-se significantes ao longo de toda a obra, relacionando-se ao conteúdo temático e estruturando o romance através do deslocamento da personagem por estes lugares distintos. A ação sempre ocorre dentro ou nas proximidades de um casarão em particular e cada movimento marca um estágio na trajetória e amadurecimento da personagem, acompanhando seu crescimento, seus infortúnios e o desenvolvimento de seu próprio sentido de identidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (373.4 Kb)   docx (575.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com