TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LITERATURA BRASILEIRA COMO FORMA DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE

Por:   •  30/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.695 Palavras (7 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS - EAD

PROJETO DE PESQUISA PARA ELABORAÇÃO DO ARTIGO FINAL

ROGERIA PINHEIRO SILVA

LITERATURA BRASILEIRA COMO FORMA DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE

 

 

VITÓRIA – ES

2022/1


ROGERIA PINHEIRO SILVA  

PROJETO DE PESQUISA PARA ELABORAÇÃO DO ARTIGO FINAL

LITERATURA BRASILEIRA COMO FORMA DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE

                                Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso 1 para elaboração                                 do artigo final, apresentado à DISCIPLINA DE TCC1, do Curso                                 de Licenciatura em Letras/EAD, do Instituto Federal do Espírito                                 Santo, Campus Vitória - ES, como requisito para aprovação na                                 disciplina.

                                Nome do Tutor à distância e polo:

VITÓRIA-ES

2022/1


RESUMO

Resumo é a descrição do trabalho em bloco único, espaço de entrelinhas um  (1,0), em Arial 12, e deve conter no mínimo 150 e no máximo 500 palavras. É a condensação do trabalho que delineia e/ou enfatiza os pontos relevantes da pesquisa, os resultados e as conclusões. Ou seja, no resumo nada deve ser colocado a mais. Na introdução do resumo identifique seu tema, defina problema e objetivos. Depois, explique os procedimentos de pesquisa que você usou de maneira resumida. Logo após, descreva os resultados mais relevantes de sua pesquisa (ex: foi encontrado, observou-se, entendeu-se, conclui-se etc.) e dê indicações ou sugestões que podem ser entendidas a partir do trabalho. Havendo muitos resultados descreva apenas os mais importantes e evite qualquer detalhe.

Palavras-chave: Palavras separadas por ponto. De três a cinco palavras.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO (trata sobre o tema, o problema de pesquisa, a justificativa, os   objetivos)                

2. REFERENCIAL (OU FUNDAMENTAÇÃO) TÉORICA

2.1. SUBTÍTULOS

2.2. SUBTÍTULOS

2.3. SUBTÍTULOS

3.0. METODOLOGIA DE PESQUISA

3.1. SUBTÍTULOS

3.2. SUBTÍTULOS

4.0. RESULTADOS DA PESQUISA

4.1. SUBTÍTULOS

4.2. SUBTÍTULOS

4.3. SUBTÍTULOS

5.0. ANÁLISE DOS RESULTADOS

6.CONSIDERAÇÕES FINAIS        

7.0. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS                

ANEXO A TÍTULO DO ANEXO        

        


1 INTRODUÇÃO – Contextualização do Tema delimitado/Título, problema de pesquisa (específico), objetivos (um geral e 2 específicos), e justificativa da escolha do tema da pesquisa.

1.1. Tema delimitado:

O presente estudo, busca realizar uma análise sobre a Literatura brasileira como forma de construção de Identidade.

A literatura é um influente instrumento de transformação.  Quando possui menções com potencial para conectar-se ao leitor, pode tornar-se ainda mais expressivo. A literatura permite ao leitor sentir na pele as situações e emoções dos seus personagens. Com isso, o leitor aprende a reconhecer as suas próprias dificuldades e como lidar com elas, aprendendo, não só a se conhecerem melhor, mas também o mundo que o rodeia.

A Literatura brasileira proporciona sensações de prazer, favorece novas descobertas, amplia a visão do mundo, transmite conhecimentos e a cultura de uma comunidade. A literatura é capaz de construir, um intenso entendimento empático, responsável por uma formação consciente. A atividade leitora é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo, pois atuam diretamente na constituição sócio-comunicativa, favorecendo sua inclusão como um cidadão crítico-participativo.

1.2. Problema de pesquisa (específico)

Tendo em vista o conhecimento sobre a importância da Literatura, desejo responder de que maneira a literatura brasileira pode contribuir na construção de identidade em leitores do Ensino Fundamental II? Os estudantes manifestam desejo em identificar-se com uma comunidade ou conjunto de valores e práticas de que ele seria um dos participantes, logo, a  literatura brasileira possui potencial em favorecer esse sentimento de pertencimento.

A leitura constitui-se como prática social, na qual, o sujeito, ao exercer a leitura, imerge no processo de fabricação de sentidos, construindo uma dimensão simbólica das atividades humanas. Logo, ao pensar em atividades humanas, consiste em tratar de uma linguagem pela qual o homem adentra o mundo da cultura, caracterizando-se com um indivíduo culto, racional e pensante.

Os docentes desempenham importante papel em abordar textos da literatura brasileira em sala de aula. Neste sentido, ao ler histórias, os alunos passam a enxergar de forma mais clara os sentimentos que têm em relação ao mundo. Os textos abordam problemas existenciais, como medos, sentimentos de inveja e de carinho, curiosidade, dor, perda, além de expor ensinamentos e informações.

1.3. Objetivos (geral e específicos)

Objetivo geral:

  • Analisar de que forma a literatura brasileira auxilia na construção de identidade.         

Objetivos específicos:

  • Analisar metodologias para a construção de uma leitura prazerosa e dinâmica.
  • Verificar o papel do professor no desenvolvimento de práticas significativas para a construção de identidade.  

1.4. Justificativa

O desejo pelo estudo da literatura brasileira consiste em favorecer um ensino da língua materna de forma prazerosa e significativa. Isso pois, quando o sujeito se sente pertencente a determinada representação cultural presente no texto, o educando amplia seu interesse pela leitura, fixa empatia,  a leitura ganha espaço em sua vida e isso o ajudará na sua comunicação oral e escrita, tanto em sua vida escolar  como social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (109.8 Kb)   docx (46.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com