TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIVRO DE INGLÊS

Por:   •  9/5/2017  •  Abstract  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 2

2.5 Aula 05-Dia 23/03/2017

O material usado na quinta aula da matéria: Teoria do Texto foi o seguinte arquivo“DA FRASE AO TEXTO – Discussão sobre o texto “Linguística Textual”, da autora Anna Cristina Bentes, tal texto apresenta informações sobre as três fases da construção da linguística textual.

A explicação apresentada ressalta  que a mudança de uma fase a outra não ocorreu de forma homogenia,o que marca a mudança de uma fase para outra foi a expansão dos estudos da Linguística Textual, o que demonstrava o afastamento da Linguística textual para a Linguística Estrutural.

Segundo o material entregue aos alunos a primeira fase surgiu por volta dos anos 60, A Fase Transfrásticaé caracterizada por partir da “frase para o texto”(BENTES,2007, p 247) onde ia-se além dos limites da frase. Essa fase não conseguiu explicar o fenômeno da correferenciação, o qual retoma no texto algo que já foi dito de uma maneira diferente, nessa fase houve também um questionamento a respeito dos conectivos-sequenciadores onde debate-se a obrigatoriedade de conectivos em enunciados. A Fase Transfrástica deixava muitas lacunas, dessa forma os teóricos seguiram rumo a uma nova fase.

A fase da Gramática Textual embasou-seem também criar gramáticas textuais, mesmo tendo um bom desenvolvimento na Linguística Textual , ainda acredita-se que o texto era um sistema estável, uniforme e abstrato, o que o aproximava um pouco da forma que o estruturalismo descrevia a língua. Essa fase tem por notória a influencia de Chonmsky na gramática, nessa parte durante a aula foi abordado a Gramática Gerativo a qual estudo o sistema abstratpo de regras lingüísticas inatas, onde o texto é tomado como maior unidade lingüística o qual pode ser decomposto e recomposto.  A segunda fase reflete a competência textual, onde todo falante possuiria três capacidades básicas, segundo Charolles (apud BENTES, op.cit., p.250):

  1. Capacidade formativa (produzir e compreender).
  2. Capacidade transformativa (reformular, parafrasear e resumir).
  3. Capacidade qualificativa (reconhecer e tipificar: narração, descrição e argumentação).

O texto nessa fase era classificada com regras e fatores especificas, onde as gramáticas textuais tinham o “texto ideal”, tinha também a classificação daquilo que era considerado texto e aquilo que não era “textoXnão-texto”,  o texto era considerado uma unidade teórica, essa fase também veio a dar inicio a outra onde o objetivo da pesquisa era voltado aos estudos para o desenvolvimento de uma nova fase.

A terceira fase é denominada a fase da Teoria do Texto que surgiu por volta da década de 80, essa fase visava a compreensão dos textos conforme o contexto em que se encontra essa é a fase atual da Linguística textual.  Nessa fase a idéia do “textoXnão-texto” foi deixada de lado, pois qualquer seqüência que fizesse sentido pra alguém seria considerado texto. O texto a partir de então foi considerado um processo com atividades globais de comunicação que se constrói  a partir de aspectos semânticos, pragmáticos e lingüísticos onde também a relação de falante/ouvinte é de extrema importância . “Para Koch a definição de texto considera que:a produção textual é uma atividade verbal consciente e interacional”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com