TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EFEITO RETROATIVO DO ENEM NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS DO ENSINO MÉDIO

Por:   •  12/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  3.716 Palavras (15 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 15

O EFEITO RETROATIVO DO ENEM NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS DO ENSINO MÉDIO

Aryanne de Morais Junqueira

INTRODUÇÃO

        Os livros didáticos (doravante LD) são presença frequente nas salas de aula de língua inglesa. Eles exercem mudanças ocorridas no sistema educacional como um todo. Nesta pesquisa foi analisado o impacto, ou o efeito retroativo, do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) nos livros didáticos de lingua inglesa no terceiro ano do Ensino Médio. Considerando-se a crescente importância da língua inglesa na formação dos alunos e as influências do ENEM no contexto educacional brasileiro, o principal objetivo é apurar quais as consequências que uma padronização de ensino em todo país está provocando no âmbito escolar, mais precisamente no livro didático.

        Os exames de seleção para o Ensino Superior, mais conhecidos como vestibulares, exercem influência no Ensino Médio, o que é inclusive declarado na legislação federal. O Parecer nº 15/98 do Conselho Nacional de Educação sobre a Reforma do Ensino Médio ( BRASIL, 1999:111) afirma que o “exame de ingresso no Ensino Superior (...) tem sido a referência da organização curricular do Ensino Médio” e convoca o Ensino Superior a examinar seus procedimentos de seleção reconhecendo “o poder que as exigências para ingresso no Ensino Superior exercem, e continuarão exercendo, sobre a prática curricular e pedagógica das escolas médias”. O ENEM começou a ser utilizado como sistema de avaliação do ensino brasileiro no ano de 1998 como uma ferramenta de análise de qualidade do conteúdo ministrado nas escolas. Posteriormente, no ano de 2010, foram introduzidas questões de língua estrangeira que, neste caso, são a língua inglesa e a língua espanhola, que são de grande relevância nos dias de hoje.

         Exames de larga escala como o Enem geram impactos no modo de ensino de uma determinada porção da sociedade que se adapta aos requerimentos e conteúdo programático constantes nos editais de tais exames. Diversas pesquisas já foram realizadas quanto aos efeitos de exames de grande relevância como Alderson e Hamp-Lyons (1996), Cheng (1999), Gimenez (1999), Hamp-Lyons(2000), Messick (1996), Pessôa  (2002; 2003); Prodromou (1995), Scaramucci (2002), Wall (2000), Wall e Alderson (1992), Watanabe (1996), entre outros.

        É notório o crescente interesse pela área de estudos no âmbito da Línguistica Aplicada porém, no Brasil, ainda há muito o que explorar no que tange ao ensino de língua inglesa já que o ENEM, desde 2010, inseriu cinco questões de língua estrangeira e cabe ao candidato escolher se vai fazer a prova de inglês ou espanhol. Ainda é muito recente para obtermos resultados precisos de grande repercursão no ensino do inglês pois são poucas questões e a utilização do exame como método de ingresso em universidades federais começou 2014. Contudo, essa nova perspectiva da prova faz com que o ensino da língua inglesa seja visto com outros olhos pois cada questão é fator determinante na contagem dos pontos e decisiva na oportunidade de vaga do candidato.

        

METODOLOGIA

        A pesquisa realizada possui natureza qualitativa de modo a avaliar o impacto sofrido pelos livros didáticos com a implementação do ENEM. Para tal, foram utilizados para coleta de dados, levantamento bibliográfico e análise documental sobre estudos sobre impacto ou efeito retroativo em LD e pesquisas de critérios para a análise do impacto de avaliações em LD e desenvolvimento de um conjunto de critérios específicos para a realização desta pesquisa. Foram observadas ainda  opiniões de alguns pesquisadores do assunto em fóruns de discussão para averiguar a situação em que o professor encontra-se na sala de aula face às exigências que o ENEM propõe.

RESULTADOS

        É necessária a compreensão desse fenômeno, que é o efeito retroativo de exames na constituição de materiais didáticos, e a sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem-avaliação dos alunos do ensino médio a fim de que se possa analisar qual o real impacto que o ENEM exerce na escolha e utilização dos LD. Em consequência, à luz do percurso histórico identificado e  da reflexão do papel social dos LD no desenvolvimento dos alunos, observou-se que um único exame repercurte de diferentes maneiras pois o contexto social no qual ele é aplicado varia drasticamente nas diferentes regiões do país.

        Existe uma tendência natural para professores e alunos de adaptar as atividades de sala de aula para as exigências de um exame, especialmente quando o exame é muito importante para o futuro dos alunos e as taxas de aprovação são usadas atualmente  para mensurar o desempenho das instituições de ensino nos vestibulares das universidades federais e também como medida de qualidade de ensino no país. A influência do exame na sala de aula, ou o efeito retroativo é, logicamente, muito importante; tal efeito pode ser tanto benéfico quanto maléfico. Tal adaptação conta com os recursos, materiais didáticos, que lhes são fornecidos pelas instituições de ensino a fim de atender aos requisitos estabelecidos pelo exame. Consequentemente, o fato das questões serem feitas em português atenuaria a dificuldade do exame, e assim professores talvez possam ter dificuldades em incentivar o aprendizado, os alunos teriam menos interesse e assim seria observado um provável efeito retroativo negativo no ensino de língua estrangeira no país.

DISCUSSÃO

        A influência ou o impacto dos exames no ensino é denominado efeito retroativo, em inglês, backwash ou washback effect (ALDERSON E WALL, 1993). No caso específico de exames de avaliação, tal efeito consiste no modo em que o mesmo influencia o conteúdo programático e como ele será ministrado em sala de aula de modo a atender às propostas de seleção. Alderson e Wall (1993) propõem restringir a denominação de efeito retroativo ao impacto da avaliação no que acontece na sala de aula. Entretanto, reconhecem como parte desse efeito a confecção de materiais didáticos especialmente elaborados para a preparação os alunos para os exames. Tendo como base tais considerações, inúmeras pesquisas foram conduzidas e diversas definições para o termo “efeito retroativo” têm sido propostas. Prodromou (1995:13) o define como “o efeito direto ou indireto dos exames nos métodos de ensino”. Watanabe (1996) define efeito retroativo como o impacto dos exames no ensino e na aprendizagem. Para Messick (1996:241), trata-se da “amplitude a que a introdução e uso de um exame influenciam os professores e aprendizes de línguas a fazerem coisas que, de outro modo, não fariam e quepromovem ou inibem a aprendizagem de línguas.”  Wall (2000:501), por sua vez, define-o como “o efeito dos exames no ensino e na aprendizagem”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (157.6 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com