TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: O livro se trata de uma história contada na Itália por um inglês

Por:   •  27/9/2021  •  Resenha  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1].

Projeto Mário Travassos

Resenha Resumo

Nápoles 1944 – Um Inglês perdido no labirinto Italiano

                           Aluno 305 Ferronato

                          13/07/2021  

  O livro se trata de uma história contada na Itália por um inglês, por ser uma história que acontece durante a segunda guerra há muitas partes violentas e sangrentas. O autor Norman Lewis nascido na Inglaterra em 1912 de família galesa viajou pelo mundo todo, da Europa a áreas remotas do norte da África, do mar vermelho e do oceano indico e falecendo em 2003.

A história começou em 1943 durante a segunda guerra mundial, as pessoas que tinham algum tipo de faculdade ou conhecimento de idiomas eram mandadas para o corpo de inteligência. Lá, faziam um curso básico de infantaria de 3 meses. Como muitos que lutaram a guerra ganhavam armas mesmo sem nunca ter atirado antes.
A história do livro vai contando o dia a dia de sua vida durante a guerra. No dia 4 de outubro de 1943 (segunda-feira) após receber alta do hospital por ter baixado com malária no dia 28 de setembro de 1943 (terça-feira) pega carona para Nápoles em um caminhão americano, chegando em Nápoles logo se depara com montes de escombros de prédios bombardeados e corpos carbonizados. A cidade de Nápoles cheira a madeira carbonizada, ruinas por toda parte bloqueando totalmente as ruas crateras de bombas e bondes abandonados, o maior problema é a água. Nos escritórios do consulado germânico, recolhemos copias de muitas cartas congratulatórias e bajuladoras escritas por personalidades de Nápoles e diretamente dirigidas a Adolf Hitler, povo de Nápoles mandava cartas para a chancelaria do partido nazista em Berlim, para oferecer seus serviços. Dia 15 de Outubro de 1943 (Sexta-Feira) entre os contatos civis, destes últimos dias, Vicente Lattarulho foi a minha conquista mais compensadora, um homem com profundos conhecimentos das coisas de Nápoles. Quando preliminarmente perguntei o que desejava conosco, respondeu com um murmúrio seco “minha motivação é uma paixão por justiça”, ele queria denunciar um oficial americano encarregado das requisições de guerra, que passava por ali oferecendo aos italianos donos de automóveis a garantia de que, por 100.000 liras, seus carros não seriam requisitados. Disse que não poderia fazer absolutamente nada. Ao longo dos dias foi recebendo algumas missões fáceis do dia a dia, e foi acontecendo pequenos fatos a cada dia assim ganhando mais experiências sobre a população local. Enfim, 1 de janeiro de 1944 (sábado), estamos sofrendo uma epidemia de corte de fios telefônicos e tem ocorrido um caso por dia durante a última semana de todos os problemas que nos jogam esse é o mais aborrecido e frustrante. O menos gratificante também, porque nunca conseguimos resultado. O exército sustenta que esses casos de corte de fios são atos deliberados de sabotagem, até agora os únicos que conseguiram pegar cortadores de fio tinha sido a equipe de investigações especiais da polícia do exército. Lembrei que os alemães fuzilavam os cortadores de fio na hora, eles eram bárbaros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com