TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura: estratégias e interpretação de texto

Seminário: Leitura: estratégias e interpretação de texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Seminário  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITARIO UNINOVAFAPI

TERESINA – PI 19 DE JUNHO DE 2013

CURSO: ENFERMAGEM – 1ª SERIE DISCIPLINA: TOPICOS GERAIS

PROFESSOR (A): YULA PIRES

ALUNO: SAULO REINALDO RODRIGUES

RESUMO

Leitura: estratégias e interpretação de texto

A leitura é uma habilidade indispensável à vida social. É através dela que entendemos o mundo e interagimos com o outro, seja nos estudos, na nossa comunicação, na forma de nos expressarmos, nos conhecimentos que ela nos proporciona. A necessidade pela leitura e pelo domínio da linguagem escrita em nossa sociedade é cada vez mais intensa. A leitura é uma atividade na qual se leva em conta as experiências e os conhecimentos do leitor, e exige do leitor bem mais que o conhecimento do código lingüístico, uma vez que o texto não é simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado por um receptor passivo.

A Importância da Leitura pode ser considerada um manual para principiantes em graduação, que através de uma linguagem clara e objetiva nos mostra que o ato de ler exige uma consciência crítica e sistemática, adquiridos através da prática. Afirma que a leitura não deve ser confundida com o simples ato de descodificar sinais gráficos, pelo contrário, é necessário passar pelos planos da intelecção, da interpretação para finalmente chegar à aplicação, podendo ser: icônica, gestual e sonora.

A leitura não se resume a uma interpretação lingüística e lógica, ela acontece também a partir de interpretações geradas por experiências vividas e conhecimentos prévios. Os textos podem ser compreendidos por decodificações de símbolos e imagens ou de linguagem escrita ou verbal, através das estratégias de ativação do conhecimento prévio, questionamentos, inferências, visualizações, determinando importâncias e sintetizando informações. Incrementar a sua capacidade de leitura possibilita uma melhor interpretação dos diferentes tipos de texto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com