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Letras Integrada

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Por:   •  24/5/2014  •  2.365 Palavras (10 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 10

• Pergunta 1

0,3 em 0,3 pontos

A estrofe transcrita faz parte do poema “O Canto do Guerreiro”, de Gonçalves Dias:

Valente na guerra

Quem há, como eu sou?

Quem vibra o tacape?

Com mais valentia?

Quem golpes daria

Fatais como eu dou?

- Guerreiros ouvi-me:

Quem há, como eu sou?

Tendo-se em vista o indianismo romântico, pode-se considerar essa estrofe como:

Resposta Selecionada: b.

uma imagem idealizada do índio.

Respostas: a.

expressão verdadeira da realidade indígena.

b.

uma imagem idealizada do índio.

c.

verdadeira expressão épica da 3ª geração do nosso romantismo (poesia social).

d.

uma falsa imagem do índio, típica do misticismo.

e.

uma imagem do índio típico daqueles que seguiam a filosofia do carpe diem.

Feedback da resposta: Resposta: B

Comentário: durante o indianismo, podemos observar uma imagem idealizada do índio, conforme nos apresenta Gonçalves Dias. O índio é descrito como um herói nos moldes medievais. É muito forte, valente, destemido, leal, perfeito em todos os aspectos. Sua individualidade e sua cultura são desvalorizadas. Não há ponderação, relativismo, só certezas.

• Pergunta 2

0,3 em 0,3 pontos

Assinale a alternativa INCORRETA:

Resposta Selecionada: c.

A literatura árcade reflete um dualismo: o ser humano dividido entre a matéria e o espírito, entre o pecado e o perdão.

Respostas: a.

A literatura informativa do quinhentismo brasileiro empenha-se em fazer um levantamento da terra, daí ser predominantemente descritiva.

b.

O artista romântico considera a inspiração e a paixão individual como as principais fontes da criação artística. Por isso, o subjetivismo é uma das principais características do Romantismo.

c.

A literatura árcade reflete um dualismo: o ser humano dividido entre a matéria e o espírito, entre o pecado e o perdão.

d.

O Romantismo consistiu, basicamente, num fenômeno artístico que se opôs à tradição racionalista e clássica do século XVIII.

e.

O cultismo caracteriza-se pela linguagem rebuscada, culta, extravagante, enquanto o conceptismo é marcado pelo jogo de ideias, seguindo um raciocínio lógico.

Feedback da resposta: Resposta: C

Comentário: a afirmação da alternativa C refere-se ao Barroco, estética literária embasada no dualismo, na tensão entre o antropocentrismo e o teocentrismo. As demais alternativas estão corretas.

• Pergunta 3

0,3 em 0,3 pontos

Assinale a alternativa que contenha características comuns existentes entre os simbolistas e os parnasianos:

Resposta Selecionada: a.

Possuem o ideal da “arte pela arte”, usando formas poéticas tradicionais.

Respostas: a.

Possuem o ideal da “arte pela arte”, usando formas poéticas tradicionais.

b.

Fazem constante referência à mitologia greco-latina.

c.

Ambos valorizam o descritivismo e a objetividade.

d.

Há um constante desejo de transcendência e integração cósmica.

e.

Usam uma linguagem fluida, sugestiva.

Feedback da resposta: Resposta: A

Comentário: podemos dizer que tanto simbolistas como parnasianos buscam a perfeição formal e seguem o ideal da “arte pela arte”, sem engajamentos, sem posicionamentos filosóficos. Os parnasianos, por sua vez, valorizam o descritivismo e a mitologia greco-latina. Somente os simbolistas, mais musicais que pictóricos, almejam a transcendência e a integração cósmica, por meio de uma linguagem bastante sugestiva.

• Pergunta 4

0,3 em 0,3 pontos

Assinale a alternativa que contém características parnasianas presentes no poema:

Esta, de áureos relevos, trabalhada

De divas mãos, brilhante copa, um dia,

Já de aos deuses servir como cansada,

Vinda do Olimpo, a um novo deus servia.

Era o poeta de Teos que a suspendia.

Então e, ora repleta ora esvazada,

A taça amiga aos dedos seus tinia

Toda de roxas pétalas colmada.

Resposta Selecionada: b.

Descrição minuciosa de um objeto

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