TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libras Ensino Parasurdos

Por:   •  10/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

UNIFRAN - UNIVERSIDADE DE FRANCA/SP

EDUCAÇÃO EAD CRUZEIRO DO SUL
CURSO TEC. TECNOLOGIA EM GESTÃO DA TI 3/A
MONTES CLAROS - MG/ POLO JANAÚBA - MG 

ALUNO

PAULO CÉZAR RODRIGUES DA SILVA - RGM 15482502

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Ensino para Surdos

A educação para surdos continua sendo um desafio muito grande no Brasil, todos os surdos precisão ser alfabetizados para sua inserção integral na sociedade e na família.

O problema e que a sociedade e as instituições de ensino não se prepararam e não estão preparadas para lidar com a situação em questão. O governo diz que as instituições de ensino acolham todos com necessidades especiais, assim como tem feito muitas instituições, porem os resultados não tem sido os melhores, pois, nossas instituições de ensino não estão preparadas para acolhe-los. De acordo com Lacerda (2007): “A fraqueza da inclusão [...] está no fato de que em certo momento, o discurso contradiz a realidade educacional brasileira, caracterizada por classes superlotadas, instalações físicas insuficientes, quadros docentes cuja formação deixa a desejar. Essas condições de existência do sistema educacional levam a questionar a própria ideia de inclusão como política que, simplesmente, insira alunos nos contextos escolares existentes. (p. 261)”. Diante disso é possível encontrar vários casos de pessoas surdas que tiveram a infeliz experiência de estar dentro no ensino regular, porem encontram só frustrações pois as instituições não ofereciam estalões físicas e condições pedagógicas de alfabetização para surdos, o resultado foi a evasão dos alunos com esse perfil; neste caso surdo.

        Dentro deste contexto também é discutido qual a melhor forma de educar uma pessoa com surdez: na Escola Regular ou na Escola Especial. Vejo que a melhor maneira é a escola Regular, desde que tenha estrutura física e pedagógica que possam interagir alunos surdos e não surdos, pois a convivência com as diferenças faz com que todos aprendam e até mesmo recriem a linguagem em questão, pois não é só o surdo que precisa aprender a língua de sinais as pessoas de seu meio que não são surdas também precisão aprender para que possa estabelecer um bom diálogo.  

Referências Bibliográficas

Link: http://www.scielo.br/pdf/pusf/v18n1/v18n1a09.pdf

Caderno didático UNIFRAN/ Cruzeiro do Sul Unidade II - História da pessoa com surdez ao longo dos tempos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (101.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com