TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusão da língua brasileira de sinais (libras) nas classes comuns de ensino regular

Pesquisas Acadêmicas: Inclusão da língua brasileira de sinais (libras) nas classes comuns de ensino regular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 4

1. Tema

INCLUSÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) NAS CLASSES COMUNS DE ENSINO REGULAR.

1.1 Delimitações do tema:

Através do planejamento e desenvolvimento de atividades buscar situações em que os alunos trabalhem a cooperação entre eles, que venham a experimentar situações do dia a dia de forma desafiante para transporem as barreiras impostas pela sociedade e venham aprender, respeitar e a valorizar as diversidades por eles encontradas.

O Projeto de Inclusão da Língua de Sinais em classes comuns de ensino regular somente irá contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento dos vínculos com a inclusão nas unidades regulares de ensino.

2. Problema e Questões de Pesquisa

Quando crianças notam que uma pessoa se comunica de maneira diferente dentro das unidades regulares de ensino ocorre o surgimento da curiosidade por esta maneira diferente de comunicação.

Esta curiosidade leva a inquietações, então porque não aproveitar efetivamente esta oportunidade deste convívio com pessoas surdas que dominam LIBRAS e assim favorecer inclusão entre toda comunidade escolar?

3. Justificativa:

A evolução da sociedade e os discursos sobre os direitos humanos nos fazem pensar em novas possibilidades de ensino.

As teorias de Jean Piaget e Vygotsky, ambas destacam um papel determinante da interação do sujeito com o mundo que o cerca.

A LIBRA Língua Brasileira de Sinais torna-se um recurso imprescindível para que haja a comunicação entre pessoas surdas com as demais de sua convivência, tornando-se base facilitadora dessa interação e convivência.

4. Objetivo Geral

Promover o aprendizado e desenvolvimento da Língua Brasileira de Sinais, e a inclusão da diversidade em classes comuns, visando o respeito e valorização das diferenças.

4.1 Objetivos Específicos

a) Favorecer o processo de Inclusão Educacional desafiando os preconceitos para aprender a aceitar as diferenças;

b) Reconhecer e valorizar a diversidade;

c) Promover o aprendizado de LIBRAS de maneira cooperativa e procurar o envolvimento de toda a comunidade escolar nas mais diversas e variadas atividades.

5. Metodologia

Na escola onde esse projeto for realizado as aula se desenvolverão em classes comuns, algumas vezes por semana e com duração de uma aula normal ,ou seja 50 minutos.

Os conteúdos ensinados deverão adequar-se ao nível de cada turma trabalhada.

De início os conteúdos das turmas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com