TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lingua Brasileira De Sinais

Monografias: Lingua Brasileira De Sinais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  2.856 Palavras (12 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 12



UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO AMERICANA – SP.

PEDAGOGIA

Linguas Brasileiras de Sinais

RA 406808 Lidiane Katia Prudente

RA 8332003478 Mariane Trinca Raposo

RA 405560 Silvana Cristina Ferreira

Professor:

Tutor: Marinalva de Lima dos Santos

Novembro/2013

Introdução

Essa atividade pratica supervisionada nos faz entender e desenvolver metódos e estrategias para um bom aprendizado tanto para o docente quanto para o aluno que irá aprender futuramente, sobre Libras, suas diversas maneiras de facilitar a comunicação dos surdos com a sociedade, e a inclusão na sociedade.

Libras :Lingua Brasileiras de Sinais.

De acordo com a lei n° 10436 de 24 /04/2002 libras é reconhecida como a segunda lingua oficial do Brasil.Desde então foi estabelecida que a libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores, para o exercicio do magistério em nivel medio e superior e nos cursos de fonoaudiologia.

Processo de ensino e aprendizagem na Língua Brasileiras de Sinais.

Por que uma pessoa nasce surda? Uma pergunta interressante!

Deficiência auditiva é o nome usado para indicar perda de audição ou diminuição na capacidade de escutar os sons. Qualquer problema que ocorra em alguma das partes do ouvido pode levar a uma deficiência na audição. Entre as várias deficiências auditivas existentes, há as que podem ser classificadas como condutiva, mista ou neurossensorial. A condutiva é causada por um problema localizado no ouvido externo e/ou médio, que tem por função "conduzir" o som até o ouvido interno. Esta deficiência, em muitos casos, é reversível e geralmente não precisa de tratamento com aparelho auditivo, apenas cuidados médicos. Se ocorre uma lesão no ouvido interno, há uma deficiência que recebe o nome de "neurossensorial". Nesse caso, não há problemas na "condução" do som, mas acontece uma diminuição na capacidade de receber os sons que passam pelo ouvido externo e ouvido médio. A deficiência neurossensorial faz com que as pessoas escutem menos e também tenham maior dificuldade de perceber as diferenças entre os sons. A deficiência auditiva mista ocorre quando há ambas perdas auditivas: condutiva e neurossensorial numa mesma pessoa.

Na maioria das vezes as pessoas surdas também não falam, pelo motivo que não ouve tambem não aprendem a falar, e muitos confundem isso e acham que tambem se trata de uma pessoa muda, quando na verdade não são.

De acordo com texto publicado no D.O.U(diario oficial da união) de 24 de abril de 2002, o Presidente em exercicio (Fernando H.

Cardoso) sancionol a lei que é reconhecida como meio legal de comunicação a lingua brasileira de sinais.

E decorre os direitos assegurados nesta lei nos artigos 1° ao 4°.Garantindo os direitos e dando o devido valor a esse meio de comunicação. Nos diz o art de n°4 que -O sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais municipais e do distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de educação Especial, de fonoaudiologia e de magisterio, em seus niveis medio e superior. Do ensino da lingua Brasileira de Sinais-Libras , como partes integrantes dos Parametros Curriculares Nacionais-PCNS, conforme legislação vigente.

Esse artigo nos deixa claro a importancia de Libras nas grades curriculares é uma forma de incluir na sociedade os deficientes auditivos.

Falando um pouco sobre o filme: Meu nome é JONAS

O filme conta a historia de um menino surdo que ficou internado em uma instituição para doentes mentais, por um erro medico da época. Este erro impossibilitou que o menino Jonas aprendesse os sinais comuns da familia.

Quando chega o momento de Jonas ir a escola. Até mesmo a escola, se utiliza de metodos tradicional que se acredita ser o ideal, pois a filosofia do tratamento partia de uma dedução de que o menino Jonas não pensava.

A mãe insistia em uma forma diferenciada, de ensino mas não obteve nenhum auxilio em relação a escola.

A sociedade da época era muito ignorante condenando

os dificientes auditivos a um mundo realmente surdo, e sem chances de desenvolvimento.E como se não sofresse esse pre-conceito na escola e com vizinhos tambem não tem o apoio e estimulo do pai (papel esse muito importante nesses casos é o da familia).O pai verbaliza que preferia ve-lo (Jonas) internado em uma instituição a conviver com ele. Ao final do filme Jonas aprende com Woody alguns simbolos parte muito interressante que expressa a liberdade no rosto do pequeno menino.Ainda nos dias atuais existe muito pre-conceito mas não é tão explicitos como no filme.

Cremos que Educação Inclusiva não é sinônimo de "inclusão escolar"; em verdade, é muito mais que isto. O que é Educação Inclusiva? É um processo educacional que gera conhecimento e reconhecimento, que gera desenvolvimento pessoal e empoderamento, que gera bem-estar individual e inclusão social, que desenvolve auto-conhecimento e ampla visão de mundo.Ou seja, é um processo educacional que consegue o resultado de levar alguém a ser efetivamente incluído na sociedade, sendo capaz de fazer uma leitura de mundo e uma narração de si próprio, podendo contribuir para o desenvolvimento social. Isto é perfeitamente possível aos surdos numa escola própria para eles.

A "inclusão escolar" em escola regular, no caso dos surdos, é necessária quando não há, na localidade, outra proposta mais adequada . No entanto, há que se lutar pelo que é melhor para os surdos, e o melhor é que tenham uma

escola que seja um verdadeiro ambiente lingüístico natural para a aquisição precoce da Língua de Sinais e que seja iluminada pela Cultura Surda e pela Pedagogia Surda.

Atividades pedagógicas para trabalhar em sala de aula.

Desenvolvendo atividades para um melhor aprendizado e facilitando melhor a compreensão do conteudo direcionado em sala de aula.E com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com