TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lingua E Escrita

Pesquisas Acadêmicas: Lingua E Escrita. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR

INSTITUTO: LETRAS

DISCIPLINA: LITERATURA BRASILEIRA III

PROFESSOR: NELSON MACA

ESTUDANTE: TAINÁ GRABRIELA

BOSI, Alfredo. História concisa da Literatura Brasileira. 33ª ed. São Paulo: Cultrix, 1994

ALFREDO BOSI

Segundo Alfredo Bosi, em seu texto intitulado no livro: História concisa da Literatura Brasileira. Há um contraste mental entre os Personagens: Fabiano, Sinha Vitória, seus filhos, e a cachorra Baleia. Fabiano e os demais não se comunicavam através de palavras, mas sim de gestos por conta disto que o homem torna-se animal e a Cachorra Baleia é humanizada, pois ela era sabida como gente. Os filhos não têm nome ao contrário da cachorra Baleia Quando é ferida por Fabiano, tem vontade de mordê-lo, mas jamais faria isso, pois era submissa a ela, nascera dele, ladrava como que tangendo o gado para ajudá-lo. Momento antes de morrer teve uma alucinação: Viu-se num mundo cheio de preás, onde estava Fabiano enorme, onde tudo era enorme e onde seria feliz, espojando-se com os meninos.

Emiliano Soares Ribeiro. A humanização da cachorra Baleia vs. a animalização de Fabiano: uma análise descritiva da tradução do livro Vidas Seca para o cinema.

RESENHA

Graciliano Ramos nasceu em Quebrangulo, 27 de outubro de 1892, foi um romancista, cronista, contista, jornalista, político e memorialista brasileiro do século XX. Um dos seus romances mais cotado é Vidas Secas (1938), que é uma obra que mostra a toda a realidade dos sertões brasileiros naquela época. Na história, conta com a presença de uma personagem que encanta e emociona no decorrer da obra, a cachorra Baleia, que apresentam várias,mas, também é a maior contradição do que é a sua humanidade. A cachorra Baleia, nesse enredo passa por um processo de chamado de antropomorfização, onde apresenta traços humanos, como, por exemplo, a solidariedade, e de tenta amenizar a dor da família com sua alegria. A morte de Baleia mostra o quanto é importante para todos da família, Fabiano com pena de ver a cachorra sofrendo a beira da morte, resolve matá-la para aliviá-la da dor, Sinhá Vitória acha melhor espera mais um pouco para ver se a cachorra melhora, mais não tem jeito Fabiano mata a cachorra, as crianças ao perceberem a ação do pai, se entristecem, pois consideram Baleia como um irmão. Ao morrer Baleia sonha que vai acorda num mundo melhor, podemos até dizer que ela morre "feliz", sem nenhum remoço da atitude de Fabiano. "Procurei adi­vinhar o que se passa na alma duma cachorra. Será que há mesmo alma em cachorro? Não me importo. O meu bicho morre desejando acordar num mundo cheio de preás. Exatamente o que todos nós desejamos. (…) No fundo todos somos como a minha cachorra Baleia e esperamos preás.” Graciliano Ramos, Cartas. Nesse trecho temos um comentário do escritor sobre Baleia.

E finalmente, posso dizer que Baleia é uma personagem que dedica toda sua vida a Fabiano, Sinhá Vitória, para o Menino mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com