TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem Conotativa E Denotativa

Artigos Científicos: Linguagem Conotativa E Denotativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 3

1. Transcreveremos abaixo quatro pequenos textos literários para você pensar sobre a linguagem conotativa e a denotativa. Para cada fragmento, você vai escrever um comentário em torno de cinco linhas identificando palavras, expressões ou frases que sejam predominantemente conotativas. Disponibilize seus comentários no seu Portfólio.

TEXTO 01

“Vidros e espelhos tinham que sugar sofregamente o que a noite lhes oferecia”. Sabemos muito bem que vidros e espelhos não servem para sugar algo, mas reflete apenas o que lhe é mostrado. Mas acredito que o sentido dado a essa expressão, é que os vidros e espelhos são testemunhas de diversos atos, que aconteceram na noite em questão.

TEXTO 02

Nesse caso há vários trechos que podemos identificar como conotativo, por exemplo, ao comparar “palavra” com “gente”, ou quando diz que “palavras parecem uma porção de bichinhos brincando”. Nessa frase pode se observar uma comparação “de veras” absurda.

TEXTO 03

No texto três é observada a conotação no primeiro verso, onde o narrado-personagem “deseja ser um sapatinho”, caro que essa expressão é num sentido não-literal, e sim no sentido mental. Desejar ser o sapatinho, seria uma maneira de poder tocá-la, mesmo que fosse somente no pé, durante alguns minutos, e quem sabe, a partir disso, fazer parte do seu futuro, e ser sua única saudade.

TEXTO 04

A conotação nesse caso, é vista por diversos ângulos, por exemplo, o autor diz no início do poema que quer que o mesmo seja ”terno”, depois “ardente”, “belo”, “puro” e “apaixonado”, o óbvio é que essas características são comuns sim em poemas, porém, nesse caso, ele está usando de comparação, por exemplo, “ardente como um soluço...”. E é exatamente essa comparação que nos faz ver diversos recursos de conotação. Usando o mesmo exemplo que foi citado “ardente como um soluço em lágrimas”, não sei se um soluço sem lágrimas é ardente, creio que o texto não se refira ao soluço que se “encerra” com um pouco d’água, mas a um soluço emocional, que leva ao choro, que leva as lágrimas.

2. Identifique uma figura de linguagem que aparece em cada um dos trechos abaixo.

a) Símile, uso do conectivo como, comparando o rio a um cão.

b) Metáfora, “A vida é uma ópera”.

c) Metonímia, porque a palavra “cabo” dá ideia de contiguidade, sendo que a mesma se refere a alguém que exerce a profissão de cabo.

d) Personificação, nesse texto identifico essa figura de linguagem no trecho “seus alegres caroços”, os caroços da melancia são objetos inanimados, não têm sentimentos.

e) Metonímia, imagino que os esqueletos citados, sejam de pessoas que morreram, e estão à beira da praia/Símile pelo uso do como.

f) Nesse exemplo há Sinestesia, pois é possível se observar dois sentidos que se misturam paladar e olfato, por exemplo, em “beber perfumes Na flor silvestre, que embalsama os ares.”.

g) Símile, pois há utilização do conectivo como indicando comparação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com