TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem Ludica

Ensaios: Linguagem Ludica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  3.196 Palavras (13 Páginas)  •  787 Visualizações

Página 1 de 13

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho aborda a linguagem do lúdico no desenvolvimento da criança. Falar sobre o lúdico requer discorrer sobre as brincadeiras, histórias e musicas. É uma tarefa interessantíssima para a formação da criança em relação a si mesma e ao mundo a sua volta. Dessa forma o lúdico auxilia a criança compreender certos valores básicos em seu convívio social. O brinquedo e as brincadeiras são atividades que permitem que a criança investigue realidade e assim possa interagir na sociedade. O lúdico tem sido um assunto muito visado principalmente dentro da educação infantil, por ser um método usado de uma forma que através do brincar o seu uso permiti um trabalho riquíssimo pedagógico que possibilita o desenvolvimento e aprendizagem da criança. O lúdico também considera as faxetária na educação infantil nessa faixa torna-se possível que a criança possa escolher o jogo, brinquedos e brincadeiras que sejam adequadas com objetivo de promover sua aprendizagem e conseqüentemente em seu desenvolvimento humano. Dessa forma o lúdico foi utilizado como um instrumento educacional e a partir desse contexto é que afirmou sua idéia que o lúdico tem um papel importante na formação infantil. Para elaboração desta pesquisa foi utilizado como procedimento metodológico, à pesquisa bibliográfica exploratória através de livros especializados. A composição deste artigo consta tópicos cujo segundo discorre sobre o gênese da educação lúdica, o terceiro aborda a importância de se incluir o jogo no desenvolvimento da criança, o quarto arenga sobre o desenvolvimento do jogo e o quinto adverte os benefícios das atividades lúdicas com os jogos.

2 A HISTORICIDADE DA EDUCAÇÃO LÚDICA

Os jogos constituíram sempre uma forma de atividade inerente ao ser humano. Entre os primitivos, por exemplo, as atividades de dança, caça, pesca, lutas eram incluídas como de sobrevivências ultrapassando por muitas vezes o caratê restrito de divertimento e prazer natural. As crianças, nos jogos, participavam de empreendimentos técnicos e mágicos. O corpo e o meio, a infância e a cultura, faziam parte de um só mundo. Esse mundo podia ser pequeno, mas era eminentemente coerente, uma vez que os jogos caracterizavam a própria cultura, a cultura era a educação, e a educação representava sobrevivência.

Entre os romanos e os egípcios os jogos serviam de meios para geração mais jovem aprender com o mais velho valores e conhecimento, bem como normas dos padrões de vida social com a ascensão do cristianismo, os jogos foram perdendo seu valor, pois eram considerados profano e imorais e sem nenhuma significação. A partir do século XVI, os humanistas começaram a perceber o valor educativo dos jogos e os colégios jesuítas foram os primeiros a recolocá-los em pratica. Impôs, pouco a pouco, as pessoas de bem e aos amantes da ordem uma opinião menos radical com a relação ao jogo.

3 A IMPORTÂNCIA DE SE INCLUIR O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIÃNÇA.

Os jogos não são recomendados apenas como intenção de que a criança aprenda a jogar, mas sim como uma maneira de conseguir objetivo mais amplos de educação infantil que foram conceituadas a partir da teoria de Piaget.

Através do jogo a criança pode desenvolver a sua capacidade de interação, facilitando seu convívio com as pessoas ao seu redor. Suas atitudes e cooperações fazem com que a mesma messa a sua própria habilidade. O jogo é uma das maneiras da criança se relacionar com outras. Na pré-escola há espaço para brincadeiras, mais é preciso ensinar a valorização do lúdico, pois deve ficar bastante claro que as brincadeiras possuem alguns objetivos sérios; as tentativas de trabalho criativo, a preocupação com o desenvolvimento da criança em suas multiplicidades. Segundo Piaget os jogos não são apenas uma forma de divertimento, mas são meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual.

Cabe aos educadores está em constante processo de avaliação de suas praticas pedagógicas, pois eles precisam está ciente que a brincadeira para a criança é necessária, pois, elas trazem imensuráveis contribuições.

o jogo leva a criança a exercitar o mundo tal como ela compreende fazendo assim com que ela se liberte de certas coisas que a incomodam, nesse sentido o jogo tem uma função catártica. PIAGET (1971, p.45)

A criança necessita de um ambiente educacional e motivador, pois isso pode oportunizar o transitar entre o real e o imaginário tornando assim um momento de conhecimento de forma lúdica e prazerosa.

Segundo Ramos "O brinquedo aparece como um pedaço de cultura, pois leva a criança a imaginar, agir e representar a vida e situações destas, que se apresenta na família e na sociedade."

O brinquedo é oportunidade de desenvolvimento brincando, a criança estimula também a sua curiosidade e autoconfiança e autonomia proporcionando o desenvolvimento da linguagem.

O brinquedo traduz o real para realidade infantil. Suaviza o impacto provocando pelo tamanho e pela força do adulto diminuindo sentimento de impotência da criança. Brincando sua inteligência e suas sensibilidades estão sendo desenvolvidas. A qualidade de oportunidade que estão sendo oferecida à criança através de brincadeiras e brinquedos garante que sua potencialidade e sua efetividade se harmonizem. A ludicidade é tão importante para a saúde mental do ser humano é um espaço que merece atenção dos pais e educadores, pois, é o espaço para expressão mais genuína do ser, é o espaço e o direito de toda criança.

Ao interagir com o brincar automaticamente a criança adquiri uma visão mais ampla em relação ao objeto visto pela mesma, fazendo com que sua imaginação aflore exercitando de uma forma imperceptivelmente sua mente.

A criança vê um objeto, mas age de maneira diferente em relação ao que vê assim, é alcançada uma condição que começa a agir independentemente daquilo que vê. (Vygotsky, 1998, p. 127).

3.1 A ARTE DE APRENDER BRINCANDO

Atividades lúdicas e desafiadoras, onde o aluno vai construindo conceitos e ralações, desenvolvendo tanto o nível cognitivo quanto o nível afetivo. O objetivo central é a ação e execução das atividades através dos jogos.

As brincadeiras educativas, entretanto, servem a um propósito pedagógico, ao mesmo tempo em que mantém sua função de satisfação pessoal. Assim, as crianças na área de tarefas domesticas de uma sala de aula, obtêm satisfação pessoal ao dramatizarem o papel que escolheram, ao interagirem com pessoas em outros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com