TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem e persuasão. Adilson Citelli

Resenha: Linguagem e persuasão. Adilson Citelli. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  Resenha  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

METODOLOGIA CIENTIFICA

Linguagem e persuasão

Adilson Citelli

Citelli une aos princípios teóricos textos persuasivos que estão presentes em nosso dia-a-dia, como discursos publicitários, religiosos dos livros didáticos e dos justiceiros. Esse elemento atual remete o leitor a uma reflexão, pois é possível analisar na prática toda a teoria exposta no livro.

O texto publicitário é o primeiro a ser comentado, surgindo com ele as fórmulas utilizadas para convencer o consumidor, que nascem da conjunção de efeitos retóricos com fatores psico-sociais-econômicos.

A formação de slogans com utilização de premissas e a criação de personagens que configuram tipos são usados como exemplos pelo autor para mostrar como essa linguagem mexe com as emoções, com os juízos de valor e com os conceitos já existentes na sociedade. Com isso, o consumidor é levado a acreditar que precisa do produto ou serviço e que deve comprá-lo.

Outro discurso é o religioso, onde a voz de Deus cala todas as outras e o pastor fala em Seu nome. ?A mais visível forma de persuasão e o mais invisível eu persuasivo?, comenta Adilson. A construção de conhecidos textos religiosos, como o Credo, é analisada, com a escala da narração e os mecanismos que acentuam a persuasão, como a utilização do modo imperativo, as parábolas, metáfora, estereótipos e chavões.

Um dos mais preocupantes discursos persuasivos, o dos livros didáticos, é exposto no livro. Podemos perceber como os livros destinados às crianças para alfabetização apresentam modelo que nada têm a ver com a realidade da maioria das crianças, abandonando sua função neutra e criando ideologias.

O tema família é o mais explícito e constante, onde se transmite uma idéia de harmonia doméstica, onde tudo é perfeito. Duas variáveis de preconceito são as mais encontradas: a família que é feliz porque está unida e as relações dos papéis sexuais ( o pai trabalha e sustenta a casa e a mãe tem a obrigação de cuidar da casa e dos filhos). As..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com