TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguistica

Seminário: Linguistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Seminário  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

socialmente a leitura e a escrita, respondendo adequadamente às demandas sociais.

Letrar significa assim, trabalhar com os diferentes usos da escrita na sociedade. Vale destacar, que essa inserção começa muito antes da entrada das crianças na escola, quando a criança começa a interagir socialmente com as práticas de letramento no contexto social: os pais leem para ela, a mãe faz anotações, segue receitas culinárias, os rótulos indicam os produtos, entre outros, desse modo, podemos afirmar que o letramento é cultural, afinal, as crianças já vão para a escola com conhecimentos adquiridos no cotidiano. A escola deve, nessa perspectiva, continuar o desenvolvimento das crianças nesse processo, evitando as práticas que tornam a criança com conhecimento do código, mas incapaz de compreender o sentido dos textos.

Compreendemos assim, a aprendizagem da leitura e da escrita como uma construção processual de conhecimentos, onde ocorre o estabelecimento de relações entre os saberes que o sujeito já possui com os novos saberes que estarão sendo despertados no cotidiano escolar.

Conclusão

A tipologia textual revelou-se muito comum no nosso dia-a-dia, os textos também são de suma importância aos professores. Através deles os professores ensinam suas respectivas tarefas e muito mais.

O aluno recebe inúmeras informações através dos textos; eles conhecem outras culturas, vivem situações diferentes, aumentar o vocabulário, etc.

Nós, com a diferenciação e a definição dos textos, vimos tópico a tópico às peculiaridades de cada um. E na pesquisa dos exemplos, podemos verificar as diferenças do texto diretivo e expositivo, por exemplo, pois foram neles que nós encontramos maior dificuldade. Mas com o desenvolvimento do trabalho foi possível esclarecer todas as dúvidas.

Referencias Bibliográficas

Alfabetização e Letramento.Texto e Narração : Paty Fonte.Edição do vídeo :Priscila Hemery 2010

O que é letramento? Autoria : Kate M. Chong. 1996.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com