TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguistica Geral

Dissertações: Linguistica Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/7/2014  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 2

1. - Tendo em vista a discussão do texto “Linguagem, língua e linguística” de Margarida Petter, discuta a concepção de linguagem, língua e fala para Ferdinand Saussure, bom como a concepção de linguagem, competência e desempenho para Noam Chomsky.

A língua é uma parte essencial da linguagem, um sistema de signos e de unidades que se relacionam organizadamente dentro de um todo. É a parte social da linguagem, exterior ao indivíduo e não pode ser modificada pelo falante, obedecem às leis do contrato social estabelecido pelos membros da comunidade sendo a condição para se produzir a fala a língua é considerada uma estrutura constituída por uma rede de elementos e por fim ela também é conservadora.

Ferdinand Saussure considerou a linguagem heteróclita e multifacetada, pois abrange vários domínios; E ao mesmo tempo física, fisiológica e psíquica, a linguagem envolve uma complexidade e uma diversidade de problemas que suscitam a análise de outras ciências como psicologia, antropologia. Pertence ao domínio individual e Social, não se deixa rotular em nenhuma categoria de fatos humanos, pois, não se sabe como inferir sua unidade.

A fala é um ato individual utilizando o código da língua ela é variável e está sempre inovando, que também resulta das combinações feitas pelo sujeito falante, utilizando o código da língua.

Para Noam Chomsky a linguagem é uma capacidade inata e específica da espécie isto é transmitida geneticamente e própria da espécie humana.

Ele também aponta que a competência linguística é a porção do conhecimento do sistema linguístico do falante que lhe permite produzir o conjunto de sentenças de sua língua; é um conjunto de regras que o falante construiu em sua mente pela aplicação de sua capacidade inata para a aquisição da linguagem aos dados linguísticos que ouviu durante a infância.

O desempenho corresponde ao comportamento linguístico, que resulta não somente na competência linguística do falante, mas também de fatores não linguísticos de ordem variada, como: convenções sociais, crenças, atitudes emocionais do falante em relação ao que diz, pressupostos sobre as atitudes do interlocutor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com