TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Africana- Pepetela

Artigos Científicos: Literatura Africana- Pepetela. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 5

Curso: Letras: português - inglês Turma:4°A

Disciplina: Literatura da língua portuguesa

Professor: Juliana Asevedo

Trabalho de Critica Literária

Literatura Angolana

Aluno:Bárbara Gripp Oliveira

RA: 6814005288

Taguatinga/DF

Setembro/2014

Introdução

Artur Pestana (Pepetela) é um autor angolano cujo escrevia obras as quais foram marcadas pela historia política e social da angola ligadas diretamente a fase de independência do seu país.

Participou do MPLA e criou o Centro de Estudos angolanos, é exilado na França e Argélia. Em 1975, logo após a independência, é nomeado Vice-Ministro da Educação no governo de Agostinho Neto. Grande parte da sua produção foi publicada após a independência.

Desenvolvimento

Sobre a Angola e a literatura angolana

A Republica de angola é um pais cujo capital é Luanda. Foi coloniado por portugueses a partir do séc. XV, alcançando sua independência recentemente ao fim do séc XX (novembro de 1975).

Nesse processo de descolonização surgiram 3 grupos que protagonizaram a luta pela independência

• Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), cuja principal base social eram os Ambundu e a população mestiça bem como partes da inteligência branca, e que tinha laços com partidos comunistas em Portugal e países pertencentes ao então Pacto de Varsóvia;

• Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), com fortes raízes sociais entre os Bakongo e vínculos com o governo dos Estados Unidos e ao regime de Mobutu Sese Seko no Zaire, entre outros;

• União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), socialmente enraizada entre os Ovimbundu e beneficiária de algum apoio por parte da China

Dentro desses 3 grupos, existiam alguns escritores que por abordar a situação social que a Angola se encontrará foram presos devido a repressão da pré-idependência, então alguns foram presos, ou tiveram de se exilar e para continuar escrevendo foram obrigados a adotarem pseudônimos para continuarem escrevendo. Foi o caso de Agostinho André Mendes de Carvalho (Uanhenga Xitu) que foi preso juntamente com Manuel Pacavira, Jofre Rocha, Aristides Van-Dúnem e Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos (Pepetela) que além de usar um pseudônimo também se exilou na França e Na Argélia.

Por ter existido todo esse caminho de independência angolana, a literatura reflete muito esse lado político e social do país. Relata temas tais como dor causada pelos castigos corporais, do sofrimento pela morte dos entes queridos, da exclusão social. De forma resumida, tem um papel realista devido ao seu momento.

Nos anos entre 1960 á 1971, tem uma forte temática ligada ao Nacionalismo e então surgiram textos de temática guerrilheira, enquanto no ghetto das cidades coloniais, nas prisões ou na diáspora os temas continuavam a ser os do sofrimento do colonizado, da falta de liberdade e da ânsia de tomar o destino nas próprias mãos. Em 1961, começa a luta armada de libertação nacional.

De 1970 as temáticas envolviam Independência e renovação, e isso começou a causar mudanças na literatura local envolvendo inclusive a tensão do angolano com relação ao mundo africano e ao mundo europeu, isto é, começaram a ganhar características fortes da angola.

Biografia

Dia 29 de outubro de 1941 nasce na região litorânea de Benguela, em Angola, Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, é considerado um dos maiores nomes da literatura de Angola.

Artur Pestana teve de adotar o pseudônimo Pepetela por escrever no momento da colonização da angola. Assim devido à repressão, foi obrigado a adotar esse nome por segurança.

Em Lisboa ele também freqüentou a Casa dos Estudantes do Império, a partir deste momento começa sua carreira política e literária. Nos anos 60 começou a fazer Engenharia, mais tarde optou por Letras e um ano mais tarde em outras atividades, segue carreira política se tornando um dos criadores do Centro de Estudos Angolanos, e é também integrante, representante e guerrilheiro do MPLA (movimento popular de libertação a angola).

Passou um tempo abrigado na França e na Argélia e só retornou em 1975 ápos a libertação de Angola, assumindo o cargo de Vice-Ministro da Educação.

Por fim, graduou-se em Sociologia na Universidade de Argel, escolheu ser docente na Faculdade de Arquitetura de Luanda, dedicando-se a ministrar aulas e á literatura. Suas obras são mais reconhecidas após a Independência.

Livros escritos por Pepetela:

• O quase fim do mundo

• Muana puó

• Mayombé

• A geração da utopia

• A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com