TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Brasileira

Por:   •  23/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.556 Palavras (19 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 19

A Literatura em meados do século XlX

Naturalismo e Realismo

Visão geral

Na segunda metade do século XIX, em meados de 1881 surge no Brasil uma nova tendência literária, o Realismo e o Naturalismo, movimentos contrários ao subjetivismo, sentimentalismo e religiosidade do Romantismo. Esses novos movimentos começam retratar a realidade de forma mais objetiva e racional.

Contexto histórico

- Surgiu na França, na segunda metade do século XIX, época em que ocorria a Revolução Francesa e mudanças sociais importantes.

- Se difundiu por toda Europa, em uma sociedade que passava por grandes transformações juntamente com a segunda fase da Revolução Industrial, no momento em que ocorrem as primeiras lutas entre duas classes sociais: burguesia e proletariado.

- Transformação do aspecto social, profundas mudanças nos agires e pensares das pessoas, movimentos revolucionários, progresso tecnológico, evolução das ciências, filosofia positivista, capitalismo em ebulição, forte influência de movimentos políticos como o socialismo, anarquismo e comunismo, aumento da classe operária e suas reivindicações.

-Desenvolvimento de doutrinas científicas, filosóficas e sociais: Evolucionismo (Charles Darwin), Positivismo (August Comte), Marxismo (Karl Marx) e Determinismo (Hypolyte Taine).

- O Brasil também passava por uma série de mudanças sociais, econômicas e políticas importantes, a monarquia entra em crise, ocorre o fim da escravidão (1888), a capital do país muda de Salvador para o Rio de Janeiro, a industrialização e a modernização do país esta em plena ascensão, em 1889 o país é proclamado uma República.

Realismo

Surge na frança, em 1857, com a publicação da obra “Madame Bovary”, de Gustave Flaubert. O marco inicial no Brasil ocorre em 1881, com a obra de Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas.

O “Eu” romântico, a superficialidade, o sentimentalismo e subjetividade do Romantismo, dá lugar a temas mais universais e reais, retratados de maneira objetiva para descrever e criticar a realidade do cotidiano, conflitos humanos e suas relações sociais.

Características:

- Movimento Antirromântico: não há mais espaço para os sonhos, o surreal, o que predomina agora é a objetividade e a descrição da realidade concreta. Forma direta de abordar os assuntos. Não há envolvimento emocional.

- Ambientação urbana: contradições da sociedade moderna

- Crítica social implícita: escritor insinua, através de humor, sarcasmo ou ironia.

- Verossimilhança: não há idealização. Retrato fiel do personagem.

- Narrativas minuciosas de caráter psicológico, objetivo e descritivo.

- Questionamento de valores: crítica às instituições como o casamento, a igreja e a burguesia.

- Contemporaneidade: preocupação com o momento presente, o momento histórico e seu contexto social e político.

Naturalismo

O Naturalismo é descrito como uma ramificação do Realismo por possuir muitas características iguais, como o uso de linguagem objetiva para criticar e retratar a sociedade e o comportamento humano, mas de uma maneira mais radical e cientifica.

Surgiu na França, em 1880, com a publicação da obra “Le Roman Expérimental”, de Émile Zola, mas a obra mais principal do autor foi “O Geminal”, publicado em 1885. No Brasil aparece pela primeira vez em 1881, com a publicação da obra “O Mulato”, do Maranhense Aluísio de Azevedo, sendo que sua principal obra “O Cortiço” seria publicado em 1890, levando o Naturalismo ao seu apogeu.

Características:

- Determinismo: condicionamento do homem aos instintos biológicos e ao contexto em que está inserido.

- Cientificismo: homem e sociedade objetos de estudo e experiências.

- Abordagem de temas polêmicos como adultério, crimes, taras sexuais e homossexualismo.

- Zoomorficação: o homem age por instinto, o animalesco.

- Ênfase no fator hereditariedade que determina o comportamento humano.

- Narrativas lentas, linguagem simples, descrições esmiuçadas de ambientes e personagens, detalhamento da personalidade, denuncia de problemas sociais, influência do positivismo de Comte e do evolucionismo de Darwin.

Principais autores e suas principais obras:

Machado de Assis (1839 – 1908)

Foi um dos maiores escritores da Literatura Brasileira e percussor do movimento realista no Brasil. Escritor Fluminense, autor de romances, contos, peças teatrais, poesias, contos e criticas literárias.

Nesta fase, retrata as questões psicológicas dos personagens, destacando suas vontades, defeitos e qualidades, em uma análise profunda e realista do ser humano.

Suas obras de destaque neste movimento:

  • Memórias Póstumas de Brás Cubas
  • Quincas Borba
  • Dom Casmurro (1899)

Aluísio Azevedo (1857- 1913)

Escritor Maranhense pioneiro no movimento Naturalista brasileiro, autor de romances, contos, crônicas, atuou como cartunista, jornalista e diplomata, ocupando a cadeira de número 4 na Academia Brasileira de Letras.

Nesta fase o autor faz duras críticas à sociedade brasileira da época, com uma linguagem sem moralismos que descrevem seus personagens através de expressões animalescas e polêmicas.

Suas obras de destaque neste movimento:

  • O Mulato (1881)
  • Casa de Pensão (1884)
  • O Cortiço (1890)

Parnasianismo

Visão geral

Parnasianismo vem do termo grego “Parnassus”, em alusão ao Monte Parnaso, símbolo da mitologia grega onde morava o deus Apolo e as musas da poesia, local de inspiração para poetas.

Foi um movimento literário concomitante ao Realismo/Naturalismo, mas estritamente poético, que surgiu na França da metade para o final do século XlX, em meados de 1860-1866, opositor ao Romantismo, buscando retomar conceitos clássicos de escrita, a beleza da forma, da estética e da métrica poética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)   pdf (239.7 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com