TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Brasileira

Por:   •  15/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de Pernambuco

Curso:  Licenciatura em Letras Língua Portuguesa

Disciplina: Literatura Brasileira IV

Docente:  Rafaella Teotônio

Discente:  Zuila Christina de Moura Viana

Atividade 3

Antes de dialogarmos as características do Modernismo com o poema de Oswald de Andrade, Erro de Português, precisamos revisitar o índio idealizado pelos colonizadores portugueses no Romantismo que os moldaram de forma errônea sem que suas reais características fossem reveladas o que veio a acontecer a partir do Modernismo.

O modernismo se opunha ao índio romantizado pelos colonizadores portugueses, usou uma linguagem real, do dia a dia,  traduziu o índio fiel a sua natureza, um ser exótico, com características bem peculiares e vítima de uma imposição cultural e econômica. O Erro de Português tem por objetivo chamar o leitor a refletir sobre as questões humanas e os impactos ao receber uma cultura externa. É uma severa crítica a colonização e o que ela provocou no índio ao chegar em terras brasileiras.

O título “ Erro de Português” faz alusão ao que chamamos de erro na colonização. “ Vestiu o índio”  e “ o índio tinha despido” propõe que há uma relação entre índios e colonizadores, dominados e dominantes, imposição de cultura e valores. “ debaixo de uma chuva bruta” é uma forma de expressa que os colonizadores chegaram tão atormentados que não se deram conta de que já existia um povo na terra descoberta.  A maior crítica de Oswald no poema é mostrar o quão foi abafada nossas características tão singulares, o quão foi desvalorizada a cultura indígena e que europeizar o brasil foi um enorme erro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com