TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura da autoria feminina

Resenha: Literatura da autoria feminina. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  Resenha  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  353 Visualizações

Gilberto Araújo faz na ABL a segunda conferência do ciclo “A literatura de autoria feminina”

O professor, bibliófilo, pesquisador e doutor em Literatura Brasileira Gilberto Araújo proferiu a segunda palestra do ciclo A Literatura de autoria feminina – “Gilka Machado: corpo, verso e prosa” –, sob coordenação do Acadêmico Sergio Paulo Rouanet. A conferência foi realizada na terça-feira, dia 10 de junho, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.

Os ciclos de conferências são transmitidos ao vivo pelo portal da ABL.

Serão conferidos certificados de frequência.

Saiba mais

Gilberto Araújo é doutor em Literatura Brasileira pela UFRJ, por onde também obteve os títulos de mestre e bacharel summa cum laude, sempre sob orientação do Acadêmico Antonio Carlos Secchin. Acaba de ser aprovado no concurso para professor adjunto de Literatura Brasileira na UFRJ, cadeira que assumirá em breve. Publicou diversos ensaios e palestrou no Brasil e no exterior, tendo passado pelas universidades de Lisboa, Coimbra, Porto, Paris, Londres e Viena.

Organizou as Melhores crônicas de Humberto de Campos (2009), para a Global, e preparou, para a Unicamp, a reedição das Canções sem metro, de Raul Pompeia, livro sobre o qual escreveu sua dissertação de mestrado. É autor de Literatura brasileira: pontos de fuga (2014) e de Júlio Ribeiro (2011), volume da Série Essencial da Academia Brasileira de Letras.

Prefaciou para ABL reedições de Artur Lobo, Júlia Cortines, Luís Guimarães Júnior e outros. É bibliófilo e pesquisador, com particular interesse na literatura brasileira do século XIX.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com