TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LÍNGUA LATINA: NATUREZA, ORIGEM E EVOLUÇÃO

Projeto de pesquisa: LÍNGUA LATINA: NATUREZA, ORIGEM E EVOLUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.567 Palavras (15 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 15

LÍNGUA LATINA: NATUREZA, ORIGEM E EVOLUÇÃO

RESUMO

Este artigo objetivou, com o tema: "Língua Latina: natureza, origem e evolução", formar um apanhado envolvendo a história e disseminação desta língua. Através de pesquisa bibliográfica, costuraram-se informações, análises e visões de estudiosos e lingüistas. No decorrer foi possível verificar a questão da língua como instrumento de domínio. Nesse sentido, a língua, ou, o próprio ato de falar é um ato político. A língua tem o poder de desenvolver sociedades, unir povos, como também extingui-los. Verificou-se também a importância de estudos iniciais e básicos do latim para dar um suporte a conteúdos da morfossintaxe da língua portuguesa, os quais são alvos de dificuldades e reclamação por parte de muitos estudantes do ensino Básico e mesmo acadêmicos. Concluiu-se que fatos históricos atestam o Latim como uma língua morta, mas a prática social da língua portuguesa no Brasil a mostram com vivacidade de uso pungente. Isso não somente por ter originado outras línguas como as neolatinas (português, francês, espanhol. romeno e italiano), ou pelo fato da própria língua universal, a inglesa, contar com uma grande porcentagem de latim na origem do seu vocabulário, mas por ser utilizado quase como um empréstimo lingüístico no cotidiano, no específico e muitas vezes, até no cotidiano.

Palavras-chave: língua latina - História - Disseminação - Importância.

1- Graduada em Letras Vernáculas e pós-graduanda em Docência no Magistério Superior pela Faculdade de Itaituba (FAI) e pós-graduada em Psicopedagogia e Lingüística Aplicada pela Faculdade de Ciências, Educação e Tecnologia Darwin de Brasília (FACETED).

1 INTRODUÇÃO

O latim é uma língua de origem indo-européia do grupo itálico, também chamado pelos filólogos alemães de indo-germânica. O indo-europeu é língua pré-histórica, seu tronco lingüístico pode ser percebido em diversas línguas européias e com base nas semelhanças gramaticais e lexicais denotando uma raiz comum, concluiu-se que deu origem ao hitita, germânico, celta, itálico, albanês, grego, báltico, eslavo, armênio, tocário, das quais descende a maioria as línguas faladas na Europa e dos países colonizados pelos europeus, como também em algumas partes da Ásia e da Índia.

Vale salientar aqui através de DUARTE (2003:29) que o indo-ariano, oriundo do indo-europeu, deu origem ao sânscrito (Índia), o qual ganhou muita importância por, especialmente, ter sido utilizado nas sagradas escrituras hindus. Samskrya significa purificado, apurado, esmerado. É considerada, portanto, uma língua sagrada e polida, e por tal bastante conhecida hoje pelos seus diversos sutras e mantras entre os estudiosos adeptos de ioga e de outras filosofias orientais.

Aponta DUARTE (2003:77) a seguinte curiosidade: o sânscrito deu origem, no português, a palavra jambo, do Kindi (jambu), e ainda, o termo bhagavati originou o pagode brasileiro, que antes disso passou por diversos idiomas dravídicos. O termo significa templo hindu, ídolo indiano e festa barulhenta.

No final do séc. XVIII lingüistas perceberam que algumas línguas antigas da Europa e da Ásia (latim grego, sânscrito), apresentam semelhanças notáveis em suas gramáticas que indicavam a existência de uma origem comum. A célebre observação (1786) marca o início do conhecimento oficial do indo-europeu como uma família lingüística. Mais tarde comprovou-se que várias línguas extintas na Anatólia e na Ásia central foram escritas em línguas européias. "Supõe-se que o indo-europeu foi falado por um povo que se dispersou, por razões até hoje desconhecidas, há alguns milênios antes de Cristo, espalhando-se pela Europa e pela Ásia". (CARDOSO, 2005:6). No caso, então, o indo-europeu é uma proto-língua, ou seja, uma ancestral comum de uma família lingüística. Dela não há registros escritos uma vez que era falada antes da invenção da escrita.

O latim era língua falada no Lácio, região central da Itália, onde na metade do sec. VIII foi fundada a cidade de Roma.

Por volta do segundo milênio a.C, o centro da península itálica (a qual avança pelo mediterrâneo, a leste é banhada pelo mar Adriático, a oeste pelo mar Tirreno), foi sendo ocupada por povos originários da Europa central: os italiotas (sabinos, latinos, volscos). Etruscos, talvez da Ásia, fixaram-se ao norte, migraram para o sul, dominando os italiotas, dando origem à cidade de Roma e ao período monárquico.

DUARTE (2003:29) ressalta que os etruscos habitavam a Etúria, antiga província italiana situada na atual região de Toscana. Antes dos romanos, os etruscos constituíram os povos da civilização avançada da península italiana e o seu grande império. Porem pouca coisa restou. Somente algumas tumbas e cerca de 10 mil inscrições, de linguagem bastante obscura para o homem moderno, que pouca coisa decifrou delas (aproximadamente 300 palavras). Estudiosos estão seguros de que o latim sofreu influência dos etruscos, como também do grego.

Conforme DUARTE (2003: 18), à medida que os romanos, habitantes da península itálica, livravam-se do poderio dos etruscos e dos gregos que habitavam dominando a região, foram conquistando territórios e se fortalecendo. Com eles se disseminou o idioma latino que viria a ser peça fundamental da cultura e identidade ocidental, o qual por muito tempo constituiu a única língua culta do continente europeu.

Para efeito de estudos, a evolução da língua latina, conforme CARDOSO (2003:7) caracteriza-se e divide-se nos seguintes períodos: pré-histórico (anterior aos documentos escritos pelos habitantes do Lácio sec. XI e VII ou VI a.C), proto-histórico (aparece nos primeiros documentos escritos, VII e VI a.C IV a. C), período arcaico ( por volta de III a.c e início de I a.C), apresentando epitáfios, textos legais , obras de Névio, Plauto, Enio e Catão. Apesar de vocabulário reduzido, desenvolveu-se, sobretudo, pela influência da literatura Helênica (Grécia antiga). O período clássico (desenvolvido a partir da quarta parte do sec. I a. C,) momento importante para a prosa e a poesia latina, com obras de Cícero, Virgílio, Tito, Horácio e Lívio. É artístico e diferente do latim falado até pela alta classe. Preservou-se graças as obras literárias e dele originaram os fenômenos gramaticais da língua latina. O latim vulgar (realmente falado pelo povo romano, plebe, soldados etc.), envolvido em diversas províncias do império, aquele que propriamente deu origem as línguas românicas (catalão, provençal, sardo, rético, dálmata

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com