TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MACHADO DE ASSIS: UM CASO MUITO ESPECIAL

Por:   •  25/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  817 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

 UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

INSTITUTO UFC VIRTUAL

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/PORTUGUÊS

DISCIPLINA: LITERATURA BRASILEIRA II

PROF.: ERICK TEODOSIO DO NASCIMENTO

 ALUNO: JOSÉ DANILO JESUS DA SILVA

AULA 3

MACHADO DE ASSIS: UM CASO MUITO ESPECIAL

(TÓPICO 2)

FORTALEZA – CE

MARÇO/2016

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO  III

Comentar aspectos característicos do romances de Machado de Assis.

Os romances de Machado de Assis possuem diversas características típicas, autor que foi importantíssimo para literatura brasileira, foi um dos intelectuais que ajudou a fundar a Academia Brasileira de Letras em 1897, além disso, foi o primeiro presidente. Autor que devido ser: mulato, pobre, epilético, gago, desprovido de educação formal. Enfrentou mundo de discriminação, mas que apesar de criticas duríssimas existentes suas características de escrever e por sua forma física e social, através de sua genialidade superou tudo que poderia o fazer fracassar.

Cinco obras marcaram o início da segunda fase da produção do autor Machado de Assis. Incluem-se nesse grupo: “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, “Dom Casmurro”, “Esaú e Jacó” e “Memorial de Aires”. Linguagem de estilo conciso, sentenças curtas, equilíbrio entre a linguagem e o conteúdo. Os aspectos externos (tempo cronológico, espaço, paisagem) são apenas pontos de referência, sem merecerem maior destaque. Não se preocupa em descrever fisicamente os ambientes e os personagens. As descrições prendem-se aos aspectos psicológicos mais marcantes. 

Sempre procurou enfatizar em seus personagens o analise de seus psicológicos, como se entrassem em suas almas assim facilitando para que pudesse trazer com ricas informações a respeito da conduta humana (egoísmo, luxúria, vaidade, etc).De uma forma inteligente mesmo trazendo as “boas maneiras” de seus personagens, dá-se a perceber que sua intenção e mostrar as verdadeiras vontades de seus personagens (orgulho, cobiça etc) procurando sempre mostrar a hipocrisia  existente nos seres humanos fazendo uma crítica irônica das situações humanas, das relações entre as pessoas e dos padrões de comportamento. Casamento, família, religião (ideais burguesas) são envenenados pelo interesse, pelas segundas intenções e pela malícia. Outra característica importante destas obras machadianas é a não linearidade da narrativa. Somente a análise da consciência dará sentido aos fatos, tendo enredo não seguindo uma ordem cronológica (de tempo em linha reta, tipo presente-passado e futuro), antecipando a forma moderna de escrever literatura.

Portanto percebe-se que Machado de Assis revelou algo mais profundo e enfático na literatura brasileira, já que não se utilizou apenas do que se estava acostumado na época, por isso as duras criticas, e sim possuindo uma visão objetiva e pessimista da vida, do mundo e das pessoas isso mesmo em seus romances.

 Logo mais abaixo sinopses de suas obras da segunda fase de sua produção.

 

Memórias Póstumas do Brás Cubas.


Ao longo dos 160 capítulos desse romance, o defunto Brás Cubas narra, sempre conversando com o leitor, sua vida de fracassos: seus amores frustrados com a cortesã Marcela, com a adúltera Virgília, com a doente Eu-lália e com a coxa Eugenia.
 Além disso, faz considerações sobre o governo do Segundo Império, as famílias, a imprensa, a sociedade, a vida e a morte. Ele alimenta uma amizade com o ex-mendigo Quincas Borba, herdeiro de uma fortuna em Barbacena, demente e filósofo criador do humanitismo, uma gama de teorias que critica todas as filosofias existentes. Brás Cubas falhou em tudo – nos amores, na profissão de advogado e na política – e morreu de pneumonia aos 64 anos, quando tentava criar um emplasto, remédio que seria a cura dos hipocondríacos, não fosse a intenção do inventor de simplesmente colocar seu nome no rótulo da embalagem do remédio para, assim, ganhar posteridade, já que nada produzira em vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (216.1 Kb)   docx (79.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com