TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MO ROLE

Monografias: MO ROLE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  840 Visualizações

Página 1 de 5

1) Responsabilidade social é o compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que a afetem positivamente, de modo amplo, ou alguma comunidade, de modo específico, agindo pró-ativamente e coerentemente no que tange ao seu papel específico na sociedade e à sua prestação de contas para com ela, assumindo, assim, além das obrigações estabelecidas em lei, também obrigações de caráter moral, mesmo que não diretamente vinculadas às suas atividades, mas que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável dos povos (VENTURA, 1999; ASHLEY, 2002).

Alternativas:

A: Responsabilidade social empresarial é dar dinheiro aos pobres

B: Responsabilidade social empresarial é falar que ajuda aos necessitados

C: compromisso de caráter moral que uma organização deve ter para com a sociedade

D: Responsabilidade social empresarial é não prestar contas à sociedade

Resposta do aluno: C

Justificativa(s) do aluno:

Como o próprio texto acima diz, responsabilidade social é o compromisso em que as organizações devem ter com a sociedade, devido aos seu atos de modo a ter pontos positivos para a sociedade.

2) Atualmente, raros são os casos de empresários e executivos que ainda desconsiderem totalmente suas responsabilidades sociais. Pode-se dizer que a sensibilidade para os problemas sociais já está institucionalizada. As organizações têm sido pressionadas para se tornarem mais solidárias e chamadas a uma maior participação, abertura e integração com a sociedade, sob a ameaça de serem abandonadas por seus consumidores. Neste sentido, a RSE avança à medida que a globalização acirra a competição entre empresas.

Alternativas:

A: Os consumidores não estão interessados se as empresas tomam atitudes solidárias

B: Os consumidores não estão interessados se as empresas tomam atitudes solidárias

D: As organizações têm sido pressionadas para se tornarem mais solidárias e chamadas a uma maior participação, abertura e integração com a sociedade, sob a ameaça de serem abandonadas por seus consumidores.

E: A competição das empresas não se dá no campo de responsabilidade social

Resposta do aluno: D

Justificativa(s) do aluno:

Atualmente os consumidores exigem que os empresários estejam interados com a Responsabilidade social, caso contrário a Empresa fica com a imagem manchada no mercado.

3) “Responsabilidade social empresarial é uma forma de conduzir os negócios que torna a empresa parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social. A empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente) e conseguir incorporá-los ao planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos, não apenas dos acionistas ou proprietários.” (Ethos)

Tomando como base o texto acima, o que podemos afirmar da empresa que resolveu conduzir deus negócios de forma socialmente responsável?

Alternativas:

A: A empresa está desenvolvendo uma “jogada de mkt”

B: A empresa somente quer melhorar sua imagem com os clientes

C: A empresa tomou uma decisão estratégica, assumindo a responsabilidade das conseqüências de seus atos.

D: A empresa quer doar dinheiro para os necessitados

E: A empresa está com muito lucro

Resposta do aluno: C

Justificativa(s) do aluno:

A Empresa assumi a responsabilidade de seus atos, pois se ela é capaz de ouvir os interesses de todas as parte mostra que se tornou socialmente responsável, sendo assim consegue cumprir os objetivos propostos.

4) Missão e Visão

As organizações podem e devem assumir um papel mais amplo dentro da sociedade

Embora simples essa declaração é uma forma importante, que sucintamente identificará as metas e aspirações de sua empresa. Ela também deixa transparecer os valores e a cultura de sua empresa e as estratégias utilizadas para alcançar suas metas. A declaração de visão ou missão da empresa socialmente responsável freqüentemente vai além do propósito de "lucrar" ou "ser o melhor", e especifica que a empresa procurará agregar valor a todos os envolvidos no ambiente empresarial: acionistas/proprietários, funcionários, clientes, fornecedores, comunidades, e o próprio meio ambiente.

Alternativas:

A: É uma forma importante, que sucintamente identificará as metas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com