TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Mo

Exames: Relatorio Mo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2013  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  720 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO – CASO CLÍNICO

CASO CLÍNICO

Disciplina : Diagnóstico e terapia em Motricidade Orofacial

A.E. L, 12 anos de idade, sexo feminino chegou à clínica escola de fonoaudiologia encaminhada pelo ortodontista com queixa de respirador oral. O ortodontista está atuando na alteração de oclusão da paciente e ao avaliá-la percebeu indícios de alteração de respiração e para um tratamento satisfatório desse profissional será necessário o trabalho em equipe juntamente com a fonoaudiologia. A paciente foi avaliada pela clínica escola de fonoaudiologia e foi constatado o diagnóstico de respirador oral. Após a avaliação fonoaudiológica a paciente iniciou a terapia para melhora de sua alteração com o objetivo de melhorar a aeração nasal.

Ao início da terapia a equipe da clínica escola de fonoaudiologia relatou o objetivo específico da terapia, dando foco a coleta de dados realizada e a avaliação estrutural da paciente, foi realizada a conscientização quanto à respiração nasal, deu-se ênfase ao trabalho de ajuste de postura e de aumentar tônus de língua, por ultimo foi feito a conscientização de postura de língua e suas respectivas orientações finais sobre o caso.

Estratégia Para terapia- 1° Dar o prognóstico e realizar a conscientização da problemática e dando as devidas orientações, 2° através de imagens e vídeos explicar a sua fisiologia da respiração e sua funcionalidade como também sua importância, 3° Fazer a marcação inicial no espelho ao respirar, fazendo comparações, realizar manobras para desobstruir o nariz, fazendo uma massagem circular, com o dedo indicador no nariz, contando até 10 segundos. Fazer duas vezes de cada lada, alternando lado direito e esquerdo. Após a finalização da massagem, que é rápida, e pedimos ao paciente para assuar o nariz. A orientação é que feche um lado do nariz com uma mão e com a outra faça um movimento de abre/fecha bem rápido, assuar nariz. Depois de fazer de um lado, faz-se de outro. E depois dessa manobra fazer novamente a marcação aeração nasal no espelho, com isso foi observado se houve ou não melhora de aeração nasal. (Krakauer, 2003). 3° Através do exercício acoplamento de língua no palato duro. A terapeuta irá solicitar que a paciente permaneça com a língua acoplada no palato durante três segundos e em seguida solte a língua do palato estalando, isso realizado em cinco vezes.

Recursos para a terapia – 1° Computador com vídeo de respiração nasal e bucal, 2° uso de câmera fotográfica, 3° luvas, 4° espátula, 5°espelho.

Considerações- A respiração é uma função vital. Quando esta é nasal e, portanto, adequada, só traz benefícios para a saúde do indivíduo. As causas mais freqüentes da respiração oral são obstruções nasais e/ou faríngeas.( Patricia Junqueira Respiração oral: considerações fonoaudiológicas. In: Junqueira P, Dauden AT.Aspectos atuais em terapia fonoaudiológica II.São Paulo: Pancast; 2002).

A flacidez dos músculos faciais e mastigatórios também pode levara boca a se abrir, podendo causar uma respiração oral funcional (neste caso não há qualquer obstrução). Deste modo, quando há algum impedimento para que a respiração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com