TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO

Projeto de pesquisa: MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA.

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE.

1 - ETAPA 1 – MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO: Desafios para a prática pedagógica. Uma nova leitura das relações entre educação e cultura.

1.1 - Distinção entre Pluralidade Cultural e Multiculturalismo.

Os seres humanos possuem diversas diferenças físicas como cor da pele, altura, forma dos olhos, boca, nariz, cor e textura dos cabelos, e outros, mas também, dependendo de onde e quando nasceram, possuirão diferenças históricas, políticas, tecnológicas, sociais, culturais, econômicas, religiosas, morais, de linguagem, etc.

Pluralidade Cultural é essa diversidade dentro da espécie humana, e desde que o homem adquiriu formas de se locomover a grandes distancias, ela tem sido causa e efeito da evolução do planeta. Há muito se diz que o Brasil é um país rico em diversidade étnica e cultural, plural em sua identidade: é índio, afrodescendente, imigrante, é urbano, sertanejo, caiçara, caipira... Contudo, ao longo de nossa história, têm existido preconceitos, relações de discriminação e exclusão social que impedem muitos brasileiros de ter uma vivência plena de sua cidadania.

A temática da Pluralidade Cultural diz respeito ao conhecimento e à valorização das características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira. Pluralidade Cultural quer dizer a afirmação da diversidade como traço fundamental na construção de uma identidade nacional que se põe e repõe permanentemente, e o fato de que a humanidade de todos se manifesta em formas concretas e diversas de ser humano.

O Multiculturalismo nada mais é do o conjunto de culturas encontrados em uma localidade, cidade ou pais. Na América Latina e, principalmente, no Brasil a questão multicultural apresenta uma configuração própria. Nosso continente é construído com uma base multicultural muito forte, onde as relações interétnicas tem sido uma constante através de toda sua história, uma história dolorosa e trágica principalmente no que diz respeito aos grupos indígenas e afros descendentes. O multiculturalismo nasceu das lutas dos grupos sociais discriminados e excluídos.

1.2 - Direitos Humanos e Pluralidade Cultural.

Direitos Humanos são aqueles direitos considerados naturais e fundamentais para a existência da pessoa humana; é o conjunto de regras mínimas essenciais à convivência harmoniosa entre os seres humanos, com vistas à sobrevivência e evolução da humanidade. Por serem condicionados pelo lugar que cada pessoa ocupa na sociedade, a luta pelos direitos humanos passa por questões concretas como raça, classe social, gênero, religião, cultura. O compromisso com a promoção dos direitos humanos passa obrigatoriamente pela educação em suas diferentes formas, inclusive a escola. Para Vera Maria Candau: (Multiculturalismo: diferenças culturais e praticas pedagógicas 2012: 9. ed.) “A luta pelos direitos humanos se dá no cotidiano, no nosso dia-a-dia, e afeta profundamente a vida de cada um de nós e de cada grupo social”.

1.3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com