TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medição do tamanho de partículas

Tese: Medição do tamanho de partículas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Tese  •  239 Palavras (1 Páginas)  •  194 Visualizações

1. Introdução

O ensaio de granulometria é o processo utilizado para a determinação da percentagem em peso que cada faixa especificada de tamanho de partículas representa na massa total ensaiada.

Por meio dos resultados obtidos desse ensaio é possível a construção da curva de distribuição granulométrica, tão importante para a classificação dos solos bem como a avaliação de parâmetros para filtros, bases estabilizadas, permeabilidade, capilaridade etc.

A determinação da granulometria de um solo pode ser feita apenas por peneiramento ou por peneiramento e sedimentação, se necessário.

2.Objetivo

Proceder a realização do ensaio de granulometria através do peneiramento e sedimentação com a finalidade de obter a curva granulométrica de um solo e sua classificação final.

3.Equipamentos

Os principais equipamentos e utensílios utilizados no ensaio são: Balança;Jogo de peneiras (4, 8, 16, 30, 50, 100,2000), Agitador de peneiras; Cronômetro.

4.Preparação da Amostra

Primeira amostra: 1000g de areia natural, Presidente Epitácio

Segunda amostra: 500g Areia natural, 500g Areia Normalizada 16

5.Procedimento Experimental e Resultados

Pegou-se a amostra do material, e colocou-se na peneira e em seguida colocou-se noagitador de peneiras porcinco minutos. Depois pegou as peneiras, e uma a uma foi retirando o material que ficou retido na peneira, e pesando para saber a massa retida. Através deste procedimento e com os cálculos conseguimos obter a porcentagem retida em cada peneira e distinguir que tipo de solo é da amostra. Segue abaixo os dados do solo através dos cálculos:

Solo Pedregulho(%) Areia G(%) Areia M(%) Areia F

(%) Silte

(%) Argila

(%) Classificação

1 1.02 2.58 50.4 46 0 0 Areia Media Fina

2 0.5 3.5 73 23 0 0 Areia Media Fina

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com