TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Messias1

Trabalho Universitário: Messias1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  1.701 Visualizações

Página 1 de 3

Cada um dos argumentos abaixo nos mostram a perspectiva daqueles que são a favor das cotas para negros nas universidades brasileiras. Assinale a única alternativa que é discordante destAdap. ENEM) Cada um dos argumentos abaixo nos mostram a perspectiva daqueles que são a favor das cotas para negros nas universidades brasileiras. Assinale a única alternativa que é discordante desta opinião.

a.

Na luta por ações afirmativas e pelo Estatuto da Igualdade Racial, defende-se muito mais do que o aumento de vagas para o trabalho e o ensino; defende-se um projeto político contra a opressão e a favor do respeito às diferenças.

b.

O acesso à universidade deve basear-se em um único critério: o de mérito. Não sendo assim, a qualidade acadêmica pode ficar ameaçada por alunos despreparados. Nesse sentido, a principal luta é a de reivindicar propostas que incluam maiores investimentos na Educação Básica.

c.

A cota não tira direitos, mas rediscute a distribuição dos bens escassos da nação até que a distribuição igualitária dos serviços públicos seja alcançada.

d.

A utilização das expressões “raça” e “racismo” pelos que defendem o sistema de cotas está relacionada ao entendimento informal, e nunca ao purismo biológico; trata-se de um conceito político aplicado ao processo social construído sobre diferenças humanas e, portanto, um construto em que grupos sociais se identificam e são identificados.

e.

As universidades públicas no Brasil sempre operaram num velado sistema de cotas para brancos afortunados, visto que a metodologia dos vestibulares acaba por beneficiar os alunos egressos das escolas particulares e dos cursinhos caros.

0,3 pontos

Pergunta 2

O racismo científico defendia a existência de diferentes raças e a supremacia de uma raça sobre a outra. Esta corrente teve suas bases teóricas no:

a.

Positivismo – que justificava a organização social, a partir das diferenças de “raças”.

b.

Grupo Eugenista – contrários à miscigenação, alegavam ser a união das “raças” um mal social que impedia o progresso da sociedade.

c.

Capitalismo – investimento no livre comércio e na competitividade de mercado.

d.

Estão corretas as alternativas “a” e “b”.

e.

Somente a alternativa “c” está correta, pois a competitividade burguesa criou a exploração da mão de obra dos menos favorecidos.

0,3 pontos

Pergunta 3

Todas as afirmações abaixo apresentam justificativas que explicam por que o termo “raça” não pode ser compreendido segundo uma perspectiva biológica, exceto:

a.

segundo os estudos mais recentes da genética, não existem raças – somos uma única raça humana.

b.

a explicação dada pela Biologia para o termo “raça” faz parte das concepções construídas pelo chamado “racismo científico” durante o século XIX.

c.

não se pode atribuir características determinadas pela natureza a aspectos que são resultados de um processo cultural.

d.

todas as raças humanas devem ser respeitadas e merecem tratamento específico da lei.

e.

a perspectiva racialista pressupõe uma hierarquização entre as diferentes raças, o que é inconcebível para qualquer área do conhecimento.

0,3 pontos

Pergunta 4

Entre as bases legais para o estudo das relações étnico-raciais na formação de professores, assim como no contexto curricular das escolas da educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com