TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de dinheiro

Tese: Modelo de dinheiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  Tese  •  2.062 Palavras (9 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 9

scrito por T. Harv Eker, com uma leitura fácil e rápida, Os Segredos da Mente Milionária é um livro contagiante que está até hoje nas listas de "mais vendidos" em todas as livrarias do país. O livro além de ser uma introdução básica de finanças, ensina o leitor à se policiar na adminitração do dinheiro.

Basicamente o livro defende que o Segredo de Enriquecer consiste exclusivamente em TER UMA MENTE MILIONÁRIA, em outras palavras "pensar como as pessoas bem sucedidas e copiar seu jeito de agir".

Existem pessoas que tem certa resistência a ler livros de auto ajuda, mas este posso afirmar que é bem diferente. É um livro que indico a todos, independente da idade e da situação financeira que se encontra. Ele tem alguns pontos chaves de livros de auto ajuda como a afirmação constante "Eu tenho uma mente milionária", mas é só ignorá-los... ou não né.

Os Segredos da Mente Milionária

De T. HARV EKER

O livro divide-se em duas partes, a primeira te ensina a modificar o seu MODELO DE DINHEIRO e a segunda, ensina a SUBSTITUIR pensamentos "pobres" por pensamentos "ricos".

1ª Parte: O Modelo de Dinheiro

Modelo de dinheiro é toda a informação financeira que recebemos durante nossa vida, desde a infância até os dias de hoje - e claro, vindas quase que exclusivamente de nossos pais. Logo, você está programado a agir exatamente como foi ensinado ao passar dos anos.

Segundo Harv, em matéria de dinheiro tendemos a ser idênticos aos nossos pais - a um em particular ou a uma combinação dos dois. Mesmo que você tenha toda a qualificação do mundo, se o seu modelo não estiver programado para o sucesso, você estará condenado financeiramente.

Para exemplificar ele cita a existência de um TERMOSTATO FINANCEIRO. Ele diz que todos nós temos um dentro de nós e que agimos de acordo com ele. Para explicar melhor, imaginem um ar condicionado. Você regula a temperatura do ar para 20º. Suponhamos que o dia esteja frio: 15º. O ar rapidamente o condiciona para 20º. Suponhamos que esteja quente: 30º, rapidamente o ar o resfria condicionando novamente para 20º, certo?

Segundo Harv é o que acontece conosco: Somos condicionados a ganhar exatamente o que "regulamos em nosso termostato". Se ganharmos menos do que o condicionado, logo damos um jeito de ganhar mais. Porém se ganharmos mais do que o condicionado, inconscientemente nos condicionamos a perder tudo.

Portanto, se nosso termostato financeiro também estiver condenado ao insucesso, assim como nosso modelo de dinheiro, estaremos condenados financeiramente.

Harv ensina então exercícios de DISSOCIAÇÃO em que aprendemos a identificar todos os nossos possíveis erros e traumas financeiros causados por nossa PROGRAMAÇÃO e dissociá-los para que passemos a agir de uma forma bem sucedida.

Entre inúmeras lições acho duas coisas que ele fala muito interessantes:

1) Nenhum pensamento mora de graça na cabeça de ninguém;

Harv diz que nossos pensamentos são investimentos ou custos. Ou levam a pessoa na direção da felicidade e do sucesso ou a afastam dessas duas coisas... Ou fortalecem ou enfraquecem. Logo... Ressentimento, ódio, vingança, inveja são completamente destrutivos para uma vida serena e Milionária.

2) Nada tem significado exceto o que nós mesmos damos às coisas;

Achei isso muito interessante por nós somos cheios de ACHISMOS e significados partidos do nada. A maioria de nós forma pré-conceitos de pessoas e situações que não são necessariamente verdadeiros e geralmente que não trazem coisas boas.

Vou dar um exemplo, por algum motivo achamos que alguém não gostou de nós, então exatamente TUDO que essa pessoa fizer, por mais que seja coisa boa, vamos interpretar com maus olhos. Logo, o problema está em nós.

2ª Parte: Arquivos de Riqueza

Para facilitar o entendimento, Harv diz metaforicamente que nossa mente é arquivos com diversas pastas contendo informações. Cada vez que nossa mente precisa resolver uma situação ela procura as informações existentes para solucionar os problemas. Portanto ele diz que devemos colocar em nossas pastas apenas arquivos de riqueza.

Para entendermos isso ele conta uma piadinha sobre a mulher dele. Ele diz que certa vez , sua esposa chegou em casa com uma bolsa lindíssima que viu em promoção no Shopping. Na mente dela ela havia feito um ótimo negócio, afinal, comprou uma bolsa que valia 200 por 100. Pura economia!. Daí ele brinca: "Se ela tivesse em seu arquivo de riqueza 'quando estiver com dívidas no cartão não gaste', com certeza ela não iria comprar a bolsa, principalmente porque não precisava dela".

Então ele conclui que se sua mente tiver arquivos favoráveis para seu sucesso financeiro, você tomará, de maneira natural e automática, decisões que conduzam a isso.

Esses são os arquivos de riquezas (pensamentos) das pessoas ricas:

Arquivo nº 1

Pensar "Eu crio minha própria vida" ao invés "Na minha vida as coisas acontecem"

Aqui ele diz que devemos tomar as rédeas da nossa própria vida ao invés de esperarmos as coisas acontecerem. Também ensina que se fazer de vítima é uma caracteristica que jamais fará alguém enriquecer.

Arquivo nº 2

Pensar "Entro no Jogo para GANHAR" ao invés "Entro no jogo para não perder"

Neste arquivo de riqueza ele condena que as pessoas não tomam decisões de risco em sua vida e não almejam coisas grandes porque têm medo de não conseguir, ou de perder caso consiga.

Arquivo nº 3

Pensar "Eu assumo o compromisso de ser RICO" ao invés "Eu gostaria de ser Rico"

Neste trecho ele comenta que muitas pessoas enviam mensagens contraditórias pois não estão certas de que querem ser ricas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com