TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modernismo - A Fase Heróica

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 4

A Fase Heroica - Modernismo

O Modernismo foi um movimento literário que se iniciou em 1922 e se dividiu. A primeira fase desde movimento é a fase heroica, onde o foco das obras eram quebrar as regras parnasianas e partir de um ponto de origem nacional, onde a obra se passa através dos sentimentos e sofrimentos nacionais.

Neste período, vários artistas escreveram em suas obras o que acreditavam ser um movimento, uma carta explicativa para os motivos se suas novas obras. Essa característica de se auto afirmar é parte integrante das obras desta fase.

Mário de Andrade, em Prefácio Interessantíssimo, onde funda o Desvairismo, mostra que a beleza da arte é algo mutável de acordo com o movimento em alta, já a beleza da natureza é eterna e imutável, como o trecho a seguir mostra claramente:

“Belo da arte: arbitrário, convencional, transitório – questão da moda.

Belo da natureza: imutável, objetivo, natural – tem a eternidade que a natureza tiver (...)”

Percebe-se que Mário de Andrade faz a carnavalização das ideias, ou seja, a valorização do inusitado, Como no trecho a seguir:

“Arte, que, somada a Lirismo, dá poesia, não consiste em prejudicar a doida carreira do estado lírico para avisá-lo das pedras e cercas de arame do caminho. Deixe que tropece, caia, se fira.”

Todos sabemos que a cena que ocorre não existe, que esta queda e ferimento não existe, apenas existe de forma alegórica, característica da carnavalização.

É possível ver, também, que em outras obras o Carnavasilmo aparece de forma mais avançada e até mesmo mais aparente, como ocorre em Manifesto Atropófago, de Oswald de Andrade. No trecho a seguir veremos a carnavalização desta obra:

Nunca fomos catequizados. Fizemos foi Carnaval. O índio vestido de senador do Império. Fingindo de Pitt. Ou figurando nas óperas de Alencar cheio de bons sentimentos portugueses.

Na obra de Oswald, podemos ver que o manifesto é realmente uma reclamação, uma quebra de conceitos, uma negação ao passado, ao empréstimo artístico, histórico e cultural que o Brasil presenciou até o momento.

O manifesto Antropofágico tem a ciência de que é necessário valorizar a arte e a história brasileira, o homem brasileiro, deixando de lado até mesmo a religião por não nos pertencer inicialmente, por este motivo o herói moderno é o índio e toda a sua cultura, também citado no trecho acima e salientado nos trechos a seguir:

“Contra o Padre Vieira. Autor do nosso primeiro empréstimo, para ganhar comissão. O rei-analfabeto dissera-lhe: ponha isso no papel mas sem muita lábia. Fez-se o empréstimo. Gravou-se o açúcar brasileiro. Vieira deixou o dinheiro em Portugal e nos trouxe a lábia.”

“É preciso partir de um profundo ateísmo para se chegar à idéia de Deus. Mas a caraíba não precisava. Porque tinha Guaraci.”

Ao longo do primeiro momento modernista, podemos ver algumas correntes carregarem algumas características em consideração, como o Manifesto Pau Brasil, de Oswald de Andrade, que busca a consciência nacional de forma natural, que a arte carregasse uma linguagem simples e com várias reflexões a respeito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com