TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modulação complexa

Seminário: Modulação complexa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  Seminário  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

Modulação Complexa

Modulação é a técnica onde as características da portadora (sinal que é modulado) são modificadas com a finalidade de transmitir informações, utilizada em transmissão e em modems. É o processo pelo qual se modificam as características de uma onda de rádio ou elétrica, de forma que as alterações representem informações significativas para o ser humano ou para uma máquina.

Existem dois tipos de modulação: analógica e digital. A modulação pode alterar a amplitude da onda (modulação em amplitude AM), ou sua frequência (modulação em frequência FM), ou sua fase (modulação por deslocamento de fase), ou ainda combinar várias dessas alterações.

Modulando um ou mais desses parâmetros, isto é, variando-os convenientemente, pode-se transmitir uma informação como o áudio e o vídeo.

A escolha do tipo de modulação é importante em projetos de sistemas para transmissão de sinais.

A codificação NRZ (sem retorno ao 0) é a mais simples. Caracteriza-se por um sinal alto e um sinal baixo (quase sempre +5 ou +3,3 V para o binário 1 e 0 V para o binário 0). Nas fibras ópticas, o binário 1 poderia ser um LED brilhante ou um laser e o binário 0, escuro ou sem luz. Em redes sem fio, o binário 1 pode significar a presença da onda portadora e o binário 0, a ausência de portadora.

A codificação Manchester é mais complexa, mas é mais imune a ruído e melhor para se manter sincronizada. Na codificação Manchester, a voltagem no fio de cobre, o brilho do LED ou do laser na fibra óptica ou a energia da onda EM em redes sem fio codificam os bits como transições. Observe que a codificação Manchester resulta no 0 sendo codificado como transição baixa para alta e 1 sendo codificado como transição alta para baixa. Em decorrência de 0s e 1s resultarem em transição para o sinal, o relógio pode ser eficazmente recuperado no receptor.

Intimamente relacionada à codificação está a modulação, que significa especificamente tomar uma onda e alterá-la, ou modulá-la, para que transporte informações. Para se ter uma idéia do que é modulação, examine três formas de alterações, ou modulações, em uma onda portadora para codificar bits:

AM (modulação de amplitude) - a modulação, ou altura, de uma onda senoidal portadora é variada para conduzir a mensagem

FM (modulação de freqüência) - a freqüência, ou oscilação, de uma onda portadora é variada para transportar a mensagem

PM (modulação de fase) - a fase, ou início e fim de dado ciclo, da onda é variada para transportar a mensagemA codificação NRZ (sem retorno ao 0) é a mais simples. Caracteriza-se por um sinal alto e um sinal baixo (quase sempre +5 ou +3,3 V para o binário 1 e 0 V para o binário 0). Nas fibras ópticas, o binário 1 poderia ser um LED brilhante ou um laser e o binário 0, escuro ou sem luz. Em redes sem fio, o binário 1 pode significar a presença da onda portadora e o binário 0, a ausência de portadora.

A codificação Manchester é mais complexa, mas é mais imune a ruído e melhor para se manter sincronizada. Na codificação Manchester, a voltagem no fio de cobre, o brilho do LED ou do laser na fibra óptica ou a energia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com