TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia Linguagem

Por:   •  21/5/2015  •  Monografia  •  5.752 Palavras (24 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 24

A COERÊNCIA EM TEXTOS DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE IBIAPINA

RESUMO: Este estudo analisa a coerência em produções de textos dos alunos do 2º ano do ensino médio em uma instituição pública no município de Ibiapina – Ceará. Este recurso da textualidade é um fator indispensável para a comunicação e compreensão textual. Coerência é a sequencia de dados que dá sentido ao texto e é a partir deste processo que o leitor poderá entender o que se quer dizer e fazer as devidas interpretações que o autor deseja passar. A linguística textual tem contribuído para este fim, Koch (2002), Marcuschi (2008), Oliveira (2008) representam grandes teóricos destes estudos da teoria do texto, cujo objetivo é analisar os mecanismos de produção e interpretabilidade na busca de um melhor funcionamento da comunicação entre os usuários da língua por meio do texto. O trabalho com a textualidade tem sido um trabalho constante de aperfeiçoamento das ideias de um texto. Essa maneira de cuidar da elaboração ou construção das ideias, para resultar em um bom texto, vem sendo um esforço dos alunos para conseguir comunicar bem por meio de suas produções em sala de aula, apesar das muitas implicações advindas de suas composições escritas.

Palavras chaves: Texto. Ensino. Coerência.

1 INTRODUÇÃO

        O trabalho com a textualidade tem sido uma necessidade constante de aperfeiçoamento das ideias de um texto. A coerência é uma maneira de aprimorar a construção das ideias para resultar em um bom texto, sendo assim um recurso da textualidade.

           Este estudo objetiva estudar este recurso da textualidade que é a coerência como um fator indispensável para a comunicação e compreensão textual. A linguística textual tem contribuído para este fim, estudar os mecanismos de produção e interpretabilidade na busca de um melhor funcionamento da comunicação entre os falantes da língua por meio do texto.

            A distribuição do conteúdo desta atividade de pesquisa bibliográfica e de campo está organizada em estudo da coerência, observando conceito, discussão e classificação com base nos estudos da linguística textual com base em Koch, Travaglia e Marcuschi, dentre outros teóricos que exploram também este assunto. Em seguida traz as análises das produções dos alunos, seguindo a orientação das categorias de estudo da coerência, revisando estas produções de textos destes alunos do segundo ano do ensino médio.

        A experiência com os estudantes da escola básica ocorreu na Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Melo, localizada na cidade de Ibiapina, CE, com uma turma de 30 alunos, sendo utilizados para este estudo um total de 10 produções, devido a repetição das mesmas ocorrências nas demais redações.  A pesquisa objetivou conhecer o nível de coerência em que os alunos produziam suas dissertações.

        Para o acesso às redações, antes de o professor pedir a seus alunos que dissertassem sobre o assunto no qual foi proposto, o mesmo fez toda uma explanação do tema, levando para a sala de aula revistas, jornais, em que mostravam reportagens, depoimentos a respeito, ou seja, explicando o assunto para que assim os alunos pudessem dissertar sobre o mesmo.

              Durante muito tempo se tem estudado sobre coerência nas suas diversas modalidades de interpretação, no entanto, não se esgota a necessidade de ter sempre em mente que este recurso é um mecanismo indispensável ao desenvolvimento da boa comunicação textual. E como não se pode conviver neste universo de experiência com as práticas discursivas sem o uso do texto, a coerência passa a ser algo presente sempre nas atividades de comunicação.

        Sempre que se precisa entrar em contato com as atividades com o texto: produção ou elaboração, interpretação, revisão, reelaboração, tem-se a necessidade de reconhecer a importância da coerência para a comunicação que acontece por meio de textos, e essa não é uma atividade meramente estrutural, mas social, histórica e ideológica.

2  A COERÊNCIA TEXTUAL: UM MECANISMO DE INTERPRETABILIDADE DO TEXTO

2.1  CONCEITO E DISCUSSÕES

        Coerência é a sequencia de dados que dá sentido ao texto e é a partir deste processo que o leitor poderá entender o que se quer dizer, ou seja, fazer as devidas interpretações que o autor deseja passar. A coerência é uma forma de interpretabilidade do texto.

A coerência está diretamente ligada a possibilidade de estabelecer um sentido para o texto, ou seja, ela é o que faz com o que o texto faça sentido para os usuários, devendo, portanto, ser entendida como um princípio à inteligibilidade do texto numa situação de comunicação e à capacidade que o receptor tem para calcular o sentido do texto.(INGEDORE E TRAVAGLIA, 2002, p.21).

        Sendo assim, a coerência é necessária para que um texto possa estabelecer seu sentido e interagir com seus leitores, dando clareza, organização e aceitabilidade ao mesmo, pois um texto sem coerência é aquele que não tem ligação semântica, o que dificulta a interpretação do mesmo, por isso se deve atentar para este processo de articulação de sentido, para que assim o assunto possa ser transmitido de forma que seus leitores possam entender.

        Ao se produzir um texto é necessário focar na coerência que traz consigo a continuidade de sentido, que é a sequência organizada do assunto a se tratar, pois não se deve começar falando de um determinado assunto e sem terminar esse assunto iniciar outro, podendo haver uma quebra de sentido, ocorrendo assim, a incoerência, por isso se deve manter a continuidade de sentido até o término do assunto proposto no inicio. Este tipo de coerência se classifica como “consistência” temática e também como “relevância”.

       Consistência ocorre quando os termos não se contradizem, ou seja, se no início de um texto afirmar algo sobre ele, em seguida não se pode negar sobre o que já foi afirmado, se não haverá assim uma contradição, por isso a consistência é importante para que não haja isso. A relevância acontece quando há uma ligação entre os tópicos do texto, ou seja, todos os tópicos do texto são voltados para o mesmo tema.

        A coerência deve ser estabelecida entre as diversas partes do texto para que assim se possa compreender o que se lê. Diante disso, pode-se dizer que ao produzir um texto, o autor tem o propósito de informar, divertir, explicar, discordar, convencer, entre outros, e por isso o texto não pode ser um amontoado de frases, como também uma frase não pode ser apenas palavras aleatórias sem ligação nenhuma. Tanto as frases como o texto devem ser produzidos com determinada intenção, precisando assim ter coerência para o entendimento de seus leitores. A intencionalidade é outro tipo de coerência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)   pdf (194.7 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com