TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudança de paradigmas de educação

Artigo: Mudança de paradigmas de educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Artigo  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 5

Mudando os paradigmas da Educação

Vivemos o ocaso de um modelo educacional, todavia ainda estamos sem um substituto para a vaga de titular. Sir Ken Robinson desconfia da epidemia de déficit de atenção e aponta mudanças do paradigma da educação tradicional.

Todo país do mundo nesse momento, está reformando a educação pública. Há duas razões para isso. As pessoas estão tentando resolver, como nós educamos nossos filhos, para assumirem seus lugares nas economias do século XXI. Como fazemos isso? Já que nem sequer podemos antecipar como a economia vai estar no final da próxima semana. Todo país do mundo está tentando entender como educamos nossos filhos para que eles tenham uma percepção de identidade cultural para que possamos passar os genes culturais de nossas comunidades.

O problema é que eles estão tentando chegar ao futuro fazendo aquilo que fizeram no passado. E no processo estão alienando milhares de crianças que não vêem nenhum propósito em ir para a escola. Quando nós fomos para escola, éramos mantidos lá com a história de que se você estudasse bastante e tirasse boas notas e obtivesse um diploma universitário, você conseguiria um emprego. Nossos filhos não acreditam nisso. E a propósito, eles estão certos em não acreditar.

O problema é que o sistema educacional atual foi desenhado e pensado e estruturado para uma época diferente. Antes da metade do Século XIX não havia sistemas de educação pública. Não realmente. Você era educado por Jesuítas se você tivesse dinheiro.

A Educação Pública financiada pelos impostos obrigatória para todos e de graça, era uma idéia revolucionária. A inteligência real consistia nessa capacidade para certos tipos de deduções lógicas e num conhecimento dos Clássicos o que passamos a definir como habilidade acadêmica. E isto está implantado profundamente na cadeia genética da educação pública.

É que há apenas dois tipos de pessoas: Acadêmicos e não acadêmicos. Pessoas inteligentes e pessoas desprovidas de inteligência. E a consequência disso é que muitas pessoas brilhantes acham que não o são. Porque elas são julgadas com base nessa visão especifica da mente. Então nós temos pilares gêmeos, econômico e intelectual. A minha visão é que esse modelo trouxe caos para a vida de muitas pessoas e tem sido ótimo para alguns.

Há pessoas que se beneficiaram enormemente com isso. Mas a maioria das pessoas não. Elas ao invés sofreram isso. Mas o modelo que temos é esse. Eu acredito que nós temos um sistema educacional moldado nos interesses da industrialização e na sua imagem. Eu vou dar alguns exemplos: Escolas ainda são organizadas como fábricas. Com sinais tocando, diferentes instalações, especializada em diferentes matérias. Ainda educamos crianças por grupos. As colocamos no sistema por faixa etária. Por que fazemos isso? Por que há essa suposição, de que a coisa mais importante que as crianças têm em comum é a idade? É quase como se a coisa mais importante sobre elas fosse a sua data de fabricação.

Eu conheço crianças que são muito melhores do que outras crianças da mesma idade em diferentes matérias. Ou em diferentes horas do dia. Ou melhores em grupos menores do que em grupos maiores, ou às vezes elas querem ficar sozinhas.

Pensamento divergente não é um sinônimo, mas é uma capacidade essencial para a criatividade. É a habilidade de enxergar muitas respostas possíveis para uma pergunta. Muitas formas possíveis de interpretar uma pergunta. Pensar, como Edward de Bono definiu publicamente de "lateralmente". Pensar não apenas de maneira linear ou convergente. Enxergar múltiplas respostas e não apenas uma.

Em alguns momentos desse texto percebe-se que muitas coisas mudaram, mas ao mesmo tempo parece claro que muitas coisas continuam como antes. É complexo fazer criticas sobre temas envolvendo educação. O país sofre mudanças e cada vez torna-se mais difícil fazer uma analise sobre os rumos que a educação vai tomando.

Este autor retrata de forma bem clara e específica o que ele acredita sobre a maneira como a educação evoluiu e como esta na atualidade. É claro que ele está correto em dizer que desde o século passado muitas mudanças ocorreram, e é notável também a crítica sobre o paradigma que em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com