TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Muito Além do Peso

Por:   •  26/9/2018  •  Resenha  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE

MINAS GERAIS - CAMPUS SALINAS

DAMARIS DELGADO SILVA DIAS

        

MUITO ALÉM DO PESO

Resenha apresentada ao Curso de Engenharia de Alimentos        do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG,  a professora Daiane Silva de Andrade da disciplina de Português Instrumental.

Orientador (a): Daiane Silva de Andrade

SALINAS – MG

2018

MUITO ALÉM DO PESO

RESENHA

Resenhado por/by: Damaris Delgado Silva Dias

Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Email:damdelgado16@gmail.com

Filme “Muito Além do Peso”. Produção: Maria Farinha Filmes e Instituto Alana 

O documentário “Muito além do peso”, foi lançado em novembro de 2012 com a produção de Marinha Farinha Filmes e apresenta de forma clara a realidade da qualidade da alimentação que é oferecida a criança no mundo contemporâneo.  A obesidade infantil tem atingido índices alarmantes trazendo assim muitas doenças para essa nova geração.

Segundo Jamie Oliver nós “abençoamos nossas crianças com uma expectativa de vida menor que a nossa”, estamos muito preocupados com os índices de homicídios e esquecendo que canceres e derrame estão entre as primeiras causas de morte, e isso é uma consequência causada pela dieta e obesidade e é alarmante. Especialistas da área de saúde afirmam que a obesidade está relacionada a pandemia de diabetes tipo II, doenças cardiovasculares que é a maior causa de morte do mundo atual e que está também relacionada a depressão e estresse.

Ann Cooper acredita que a obesidade começou nos Estados Unidos espalhando-se por todo o mundo. Depois da segunda guerra mundial surgiu a necessidade de aproveitar a tecnologia empregada na guerra para algo mais rentável, um grande negócio. Antes as famílias preparavam seu próprio alimento, depois com a facilidade de conservação de certos produtos, ocasionou um grande número de alimentos ultra processados. Agora todos tinham acesso a alimentos industrializados independente de cultura e classe social.

O problema é muito sério, algumas cenas do documentário mostram crianças que desconhecem os nomes de algumas frutas e verduras que lhe foram apresentadas, alimentos que são comuns a maioria da população, e as que conhecem demonstram um descontentamento muito grande quando lhe é perguntado se gostam ou não de comer.

A porcentagem de crianças com sobrepeso no Brasil é de 33,5% segundo o IBGE 2008/2009. As crianças possuem hábitos alimentares incorretos, elas consomem muitas calorias vazias que são trazidas por alimentos industrializados como batata frita, salgados, bebidas artificiais e refrigerantes. É visto que há uma falta de informação de pais em relação ao produto que estão oferecendo aos seus filhos, 56% dos bebês com menos de um ano já ingeriram refrigerante e que uma boa parte consume esse produto diariamente. A praticidade tomou o lugar do que é saudável.

A falta de atividade física é um fator que contribui para o aumento significativo de peso. Em alguns depoimentos, pais revelam que não deixam os filhos brincar fora de casa por há falta de segurança e se amedrontam em deixa-los sozinhos, outros dizem que não há educação física de forma prática nas escolas, crianças dizem não se sentir dispostas para correrem porque gera cansaço e dores nas pernas.

Os Fast Foods deixaram de ser ocasionais e se tornaram parte da alimentação diária e observa-se que o governo e a indústria estão juntos. Existe uma inversão de valores, enquanto se gasta um determinado valor para campanhas de divulgação de alimentação saudável e exercícios físicos, as indústrias investem bem mais em produtos altamente calóricos e pouco nutritivo. A função do governo tem sido trabalhar para um grupo de corporações que possuem estratégias melhores de venda de mercado do que o próprio governo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (133.2 Kb)   docx (32.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com