TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multiculturalismo E Diversidade

Casos: Multiculturalismo E Diversidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

como parte da direção pedagógica da escola municipal Saber Viver, tenho à alegria de estar presidindo mas uma vez essa sala de professores, afim de que possamos consolidar nossas grade curricular escolar; e hoje colocaremos em debate um assunto muito tratados nas escolas atuais, uma vez estas sendo como espaço público heterogêneo e com uma pluralidade que deve ser respeitada na sua totalidade pelos docentes e discentes, combatendo assim o apartheid escolar ,e dando voz e liberdade de expressão igualmente à todos independentemente de sua cor, raça , credo ,origem e opção sexual. O objetivo deste trabalho é fazer uma análise sobre as práticas pedagógicas dos docentes, que permita perceber o que pode e o que está a ser feito, para receber e integrar crianças de nacionalidades e culturas diferentes na sala de aula e mostrar que a diversidade pode ser uma mais-valia para todos os intervenientes do processo educativo

Leis das diretrizes Básicas da educação nacional, (LDBEN 9.394/96.)

Um ponto interessante dessa LEI está no artigo décimo terceiro, parágrafo quarto, que diz: Cabe ao docente; participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino afim de elabora e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino. Zelar pela aprendizagem do aluno. Estabelecer estratégia de recuperação de aluno de baixo rendimento. Esse trecho, chama claramente o docente a responsabilidade como divisor de aguas na educação humana.

Já no Artigo 22, é dito que: A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação comum indispensável para a formação da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

Neste artigo, a LEI reconhece que não há possibilidade de uma formação humanista a todas as pessoas, sem que haja democracia no querer e poder dado a todos que busca ingressar no mercado de trabalho de igual pra igual, independentemente das posses financeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com