TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multimídias Na Educação

Artigos Científicos: Multimídias Na Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 4

A proposta da presente mesa é a de trabalhar: multimídias, organização do trabalho docente e política de formação de professores. Como é possível observar, são 03 temáticas de tratamento complexo, pois envolvem aspectos históricos, políticos, sociais...

Como não poderia trabalhar ou esgotar todas as dimensões que as temáticas incluem, estarei propondo um recorte de análise no sentido de facilitar a reflexão sobre ouso das novas tecnologias da informação e da comunicação nos processos de formação,compreendendo que esse é um dos elementos que hoje faz parte da formação de professores, ao mesmo tempo que influencia e influenciará as propostas em torno da organização do trabalho docente.

Para empreendermos a análise proposta, esse trabalho estará recuperando alguns fatores que dizem respeito a formação de professores, considerando as tendências que neste momento se impõem quanto ao perfil do profissional da educação e, a partir daí, os elementos constitutivos de uma identidade profissional que toma por base as novas demandas educativas e as transformações do trabalho docente. São esses elementos que vão nos permitir tratar então das “multimídias”, entendendo que este é um recurso metodológico apenas, uma vez que a organização do trabalho docente e as políticas deformação se alteram não pela influência do uso mais intenso das novas tecnologias da comunicação e da informação, elas se alteram em função dos processos de transformações complexos por que passa o trabalho de uma forma geral, incluindo aí o docente.

Nesta perspectiva, a intensificação do uso das novas tecnologias na educação, expressa, em parte,novas dinâmicas sociais e a necessidade da assimilação de diferentes códigos e linguagens na produção e socialização do conhecimento.

O trabalho tem como objetivo situar a discussão em torno das “multimídias”,considerando aspectos e elementos que vão permitir seu uso pela escola e as influências, desse processo sobre a formação e a organização do trabalho docente. Não se trata de negar ou aceitar o uso das novas tecnologias na educação, mas sim de uma tentativa de compreensão que possa tomar esse fato como um “vertebrado” de renovações metodológicas no interior das instituições educacionais.

Novas demandas educativas e as multimídias: influências na organização do trabalho docente e nas políticas de formação docente.

Neste sentido e em se tratando do tema das multimídias, duas dimensões do fazer” pedagógico são importantes serem resgatadas. Por um lado, há que se considerar as influências sobre o currículo da escola, entendendo que é a partir daí que se expressam os âmbitos das abordagens e das relações em que se produz o conhecimento. Por outro, a cultura informática traz à tona a discussão sobre a produção e a socialização do conhecimento, ou melhor dizendo, sobre as formas pelas quais esses processos se dariam com a aceleração da velocidade da aparição e da8 renovação dos saberes; pois, isso implica em competências e habilidades cada vez mais complexas ligadas às transações de conhecimentos. Os dispositivos da informática suportam tecnologias intelectuais que amplificam, exteriorizam e modificam numerosas funções cognitivas, como a memória (bancos de dados), imaginação (simulação) e percepção (realidades virtuais).

A dimensão curricular é importante neste contexto, se considerarmos que uma leitura crítica de mundo é um dos componentes na constituição da cidadania. Assim, as tendências de consumismo, para a cultura de massa e para o enfraquecimento das instituições tradicionais, parecem trazer novas conformações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com