TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos de pesquisa

Tese: Métodos de pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  Tese  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 2 Passo 1

Pesquisa Métodos.

A pesquisa foi realizada no município de São João da Boa Vista (SP) por ser o município onde se concentram a maior parte de seus clientes. O município possui uma área territorial de 517,49 km ², com uma população residente de 86.614habitantes, em 2014, predominantemente urbana. Seu Índice de Desenvolvimento Humano Municipal foi de 0,797.

Utilizou-se um questionário constituído por questões fechadas referentes à atendimento nas concessionarias de auto à escolha das concessionárias para realizar as aquisições de um novo automóvel. O grau de importância foi medido com uma escala de 3 pontos, ancorada nos extremos: "nenhuma importância" e "muitíssimo importante". O questionário foi previamente testado com o objetivo de verificar se todas as questões tinham sido elaboradas de modo que o consumidor não tivesse dúvidas em respondê-las.

O levantamento de dados foi realizado, de forma criteriosa, durante o mês de junho de 2014, por três pesquisadores devidamente treinados.

Foi elaborado um manual do entrevistador, para que os pesquisadores responsáveis pela coleta dos dados não tivessem dúvidas durante o preenchimento do questionário.

Uma amostra não probabilística de 500 consumidores foi estudada. Optou-se por uma amostra do tipo não probabilística devido a restrições de recursos financeiros. Um número igual 250 de indivíduos do sexo masculino e feminino foi definido, para estudar-se a influência do sexo nas práticas e opiniões levantadas. O tamanho da amostra foi calculado considerando-se um nível de confiança de 92%, frequência populacional estimada de 80% e erro amostral de 8%.

Os clientes foram abordados ao acaso em três locais do município: na Praça Joaquim Jose ou Avenida (180 entrevistas), na Avenida do Mantiqueira (150 entrevistas), e no Parque dos Jequitibás (170 entrevistas). Esses locais foram selecionados por apresentarem um fluxo razoável de indivíduos, o que facilitaria a coleta de dados. Depois de esclarecidos os objetivos da pesquisa, leitura, concordância e assinatura de termo de consentimento, os clientes foram entrevistados individualmente. Para serem entrevistados, os indivíduos deveriam ser residentes no município de São João da Boa Vista, já possuir carteira de habilitação.

Após a aplicação do questionário, foi construído um banco de dados, utilizando-se o software Acess. Calcularam-se estatísticas descritivas básicas, como frequências simples e porcentagens. Para a análise comparativa da frequência com que o consumidor costuma trocar seu automóvel e sua opinião com relação ao atendimento dado pelas concessionarias que influenciariam sua escolha, de acordo com variáveis socioeconômicas e demográficas (renda, escolaridade e idade), realizou-se a Análise de Variância (ANOVA), seguida pelo teste de médias de LSD. A fim de comparar a frequência e a opinião dos comensais de acordo com o sexo, aplicou-se o teste t-Student. Em todas as análises adotaram-se valores de SP

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com