TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Narrativa

Por:   •  31/3/2015  •  Trabalho acadêmico  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 3

Sara no Reino dos Insetos

        Era uma vez uma garotinha muito curiosa que vivia com seus pais e um irmãozinho, seu nome é Sara. Ela sempre queria saber o porquê de tudo. Então, um dia em seus sonhos, foi visitar o mundo dos insetos, descobriu um mundo cheio de coisas interessantes e aprendeu muito com os bichinhos que estão tão perto de nós o tempo todo.

        No reino dos insetos, Sara conheceu a Dona Formiga que lhe ensinou que as formigas juntam comida durante o verão para sobreviverem durante o inverno, e que para isso precisam ser muito amigas, companheiras e necessitam trabalhar juntas. Devem também seguir ordens das formigas rainhas para que o trabalho fique organizado e elas possam dividir todo o alimento durante o inverno e assim, não morrerem.

        Sara então perguntou a Dona Formiga:

  • Como vocês, com corpos tão pequenos, conseguem carregar alimentos dez vezes maiores que o seu tamanho?

E a Dona Formiga responde:

- Nós somos tão fortes porque somos pequenas e leves, pesamos muitas vezes menos que uma migalha de pão, somos tão leves que não precisamos de força para sustentar nosso corpo.

Sara muito curiosa pergunta mais uma vez:

- Como fazem então quando querem levar um alimento muito maior que vocês?

A Dona Formiga prontamente responde:

- Dividimos Sara, aqui no reino das formigas somos muito unidas e quando temos que levar um pedaço de bolo, por exemplo, para o nosso estoque de inverno, repartimos o bolo e cada uma leva um pedaço que consegue carregar.

        Sara fica intrigada com o trabalho das formigas e pensa em como elas precisam ser amigas e ajudar umas as outras para que no inverno possam dividir a comida e se manterem vivas.

        A Dona Formiga convida Sara para um passeio pelo reino, e a menina descobre que as formigas também se divertem, escorregam em folhas de grama, brincam de bola com sementes, fazem das gotículas de água suas piscinas para se refrescarem.

        Sara percebe que algumas formigas ficam recolhendo o lixo do reino e fica intrigada.

  • Porque tem tanto lixo em um reino tão lindo e verde? – diz a garotinha.

        - Pois é Sara, infelizmente os humanos como você ainda não estão preocupados em jogar lixo no lugar certo, acham que é mais fácil jogar bituca de cigarro no chão, jogam pedaços de papel, plástico etc. Esquecem que mesmo os insetos tem sua função na flora, que cada inseto tem o seu papel para o equilíbrio de um mundo tão pequeno como o nosso. – disse a Dona Formiga.

        Quando a pequena Sara acordou no outro dia contou a sua mãe o sonho que teve no reino das formigas, da força que elas têm e do quanto precisam ser amigas e trabalhar juntas para juntar alimentos em suas cavernas.

        A mãe de Sara lhe ensina uma expressão muito usada no dia a dia para ilustrar o trabalho das formigas e diz:

        - Filha, “a união faz a força” e é isso que as formigas fazem para não ficarem  famintas no inverno.

        Sara ensina sua mãe que não devemos nos preocupar só com o lixo grande, mas também temos que pensar nos objetos e lixos pequenos que jogamos no nosso jardim, que este lixo destrói e polui um reino tão lindo e que não vemos.

        Além disso aprendeu o poder da amizade e do trabalho em grupo, que só é possível que as formigas sobrevivam ao inverno por conta desta união.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com