TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Necessidades

Por:   •  30/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

Corrupção no seio do governo Moçambicano

Corrupção são todas as actividades que favorecem um tipo de favorecimento ilegal, a corrupção materializa-se em forma de dinheiro, de benefícios materiais de construção, presentes, cargos políticos, empregos, etc. As vezes não favorece a pessoa envolvida mais favorece uma terceira pessoa como amigo, parente, vizinhos, filhos, esposa, etc.   A corrupção é algo que pode ocorrer em todo lugar: nas praças, nas ruas, nas casas. Mas, de um modo geral, os locais mais comuns são as repartições públicas. Muitas vezes, a acção corrupta acontece nos gabinetes de oficiais de governo (como o de ministros de Estado, ultimamente) ou de vereadores, de deputados, de senadores, de juízes. Órgãos públicos são na sua maioria, os maiores palcos da corrupção, etc. Esses órgãos podem fornecer base para corrupção tanto externamente – no atendimento ao público, como internamente com desvio de verbas – fraude. 

As causas da prática de corrupção em Moçambique são: Pobreza e desigualdade forçando indivíduos a tolerar ou ate envolver com acções corruptas. Liderança e disciplina insuficiente por parte dos políticos pela fraca noção no que seja de interesse nacional. A expansão do aparelho de estado e de burocracia com crescimento do poder institucionais do funcionário o que possibilita o abuso. Existência de opinião pública fraca e apática que não funciona com contra força e consequência são negativas tais como: Elevação desnecessária dos custos de programas governamentais a exportação de comportamentos corruptos para outras instituições e influenciando outros funcionários A corrupção administrativa prejudica o funcionamento do serviço público e frustra os funcionários honestos afectando seu desempenho e reduzindo sua produtividade.

Portanto, são vários factores em Moçambique que têm o potencial papel de inibir comportamentos corruptos e de facilitar a promoção da boa governação, tendo como pressuposto o necessário empenho por parte dos dirigentes. Os tais factores são: Instituições de combate à corrupção. Programa de descentralização, Sistemas de gestão das finanças públicas, o novo governo. É importante referir que em PALOP Moçambique ocupa 1ª posição quanto a corrupção. Segundo alguns órgãos de comunicação sociais esta em primeiros os pais menos corrupta é: a Dinamarca e nova Zelândia e os pais mais corruptos são: Somália, e correia do norte.

Corruption within the Mozambican government

Corruption are all activities that favor one type of illegal favoritism , corruption is materialized in the form of money , material benefits of construction, gifts , political positions , jobs , etc. . Sometimes the person involved does not favor more favors a third person as a friend, relative, neighbors, children, wife, etc. . Corruption is something that can occur everywhere: in parks, on the streets, in the houses. But, in general, the most common sites are the public offices. Often, the corrupt action happens in the offices of government officials (such as government ministers, lately) or councilors, Members of Parliament, Senators, Judges. Public bodies are mostly the biggest stages of corruption, etc. . These agencies can provide the basis for both externally corruption - in serving the public, and internally with embezzlement - fraud.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com