TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Necessário Vida

Exames: Necessário Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  1.511 Palavras (7 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 7

Passo 1 - Conceitos históricos da Administração

Para complementar todos os conceitos da abordagem Clássica, assistidos no filme Tempos Modernos que se passa no início do século XX, na época da Revolução Industrial, onde a produção artesanal foi substituída pela produção em série, o que criou o contexto perfeito para a aplicação das primeiras Teorias da Administração, no filme criticamente feita as principais abordagens do Taylorismo. Nas primeiras cenas, foram observadas que a linha de montagem e o invento da máquina alimentadora que foi desenvolvida para eliminar o desperdício de tempo de produção, tinha a finalidade de aumentar a produtividade nas organizações, apenas a realização das tarefas de forma rápida e eficiente, sem se preocupar com as limitações físicas e psicológicas do ser humano, trazendo com isso conseqüências graves como a intensificação e especialização do trabalho do operário, o que acaba sendo desnecessária a sua qualificação e provocando no mesmo, lesões por realizar á tarefa repetidamente. Em um outro momento essa mesma visão de superespecialização do trabalho acarreta problemas ao operário com vimos na cena do novo emprego de Carlitos , onde o ex-operário tinha a tarefa encontrar um pedaço de madeira que fosse parecido com o que ele tinha em suas mãos. Parecia ser uma tarefa tão fácil quanto apertar parafusos, mas trouxe conseqüências desastrosas, pois como era de costume, realizou a tarefa apenas de acordo com a ordem que recebeu do patrão, não utilizou de raciocínio, o que levou o navio para seu desespero deslizar e afundar no lago. Como abordava Taylor, o empregado não tinha condições de analisar o trabalho para que pudesse estabelecer o melhor método de fazê-lo, devido a sua falta de capacitação. O filme mostra claramente a mecanização do trabalho e a falta de consideração com ser humano. A organização era vista como uma máquina e o homem era uma peça do mesmo. O Filme nos faz refletir e discutir todo conceito que a teoria científica trouxe, nos auxiliando a compreender todo o contexto e realidade da época.

Passo 2 - O filme Tempos Modernos mostra o início de uma época onde o trabalhador é quase um escravo da atividade que tem que desenvolver, o personagem do Chaplin trabalha em uma fábrica apertando parafusos e em um ritmo acelerado e com atividades repetitivas levando-o a um colapso de estresse e age de forma expressiva querendo apertar tudo que ver pela frente como se estivesse vendo em sua frente apenas parafusos.

O personagem passa uma mensagem social onde em questão mostra o poder capitalista e nazista dos proprietários da fábrica. E por ter este tipo de comportamento nervoso é levado a um hospital para se tratar.

Este filme retrata muito a realidade em que vivemos, a diferença é que no século da Revolução industrial os operários não podiam expressar com palavras e atitudes sua indignação em relação as horas que eram submetidos a trabalhar, ao baixo salário e a falta de reconhecimento com o operário. Porém a semelhança da realidade hoje é que os funcionários de uma empresa tem a oportunidade de expor suas idéias, podem se comunicar diretamente com seu líder e tem oportunidades de criar melhorias no seu ambiente de trabalho. Alguns fatores emocionais na atualidade contribuem para que as pessoas vivam altamente estressadas, como por exemplo: pressão psicológica para que concluam suas atividades com eficiência e instabilidade no emprego. Os recursos tecnológicos fazem com que os trabalhos sejam desenvolvidos por menor número de pessoas ocasionando poucas oportunidades de empregos e por isso acabam realizando as atividades por menos dinheiro. Percebe-se claramente que essa realidade continua até os dias de hoje, apesar das melhorias com as conquistas de direitos para os trabalhadores ainda continua a visão de que o empregado é apenas um subordinado pelo poder do capital e essa sociedade capitalista.

No entanto o ser humando luta pela sobrevivência a todo momento, estamos expostos a várias situações no dia-a-dia, causados por estresse positivos (reação ao qual o organismo passa por um momento e após reage fazendo com que volte ao normal, um estresse que nao é agressivo) e o estresse negativo ( reação ao qual a pessoa passa gerando transtornos maiores e prejudiciais a saúde, levando a tratamentos psiquiátricos).

Conclui-se que os empregados estão trabalhando mais do que a 30 anos atrás e as empresas estão diminuindo seus quadros de funcionários onde existiam 3 funcionários, hoje se tem apenas 1. E pelo setor empresarial sofrer este tipo de queda gera um transtorno muito comum, o cansaço. As boas empresas não demoraram a perceber este tipo de problema e que não diminuiria esse resultado, um salário descente, o equilíbrio mental e físico fará toda diferença na vida do funcionário e contribuindo para a relação na empresa.

Passo 3 - Padaria Q Pão os Princípios da Escola Clássica da Administração afim de ajudar a empresa:

1- Divisão do trabalho e especialização do operário.

Uma das decorrências do estudo dos tempos e movimentos foi a divisão do trabalho e a especialização do operário para elevar sua produtividade. E com isto, cada operário passou a ser especializar para execução de uma única tarefa ou de tarefas simples e complementares, para ajustar aos padrões das empresas e às normas de desempenho estabelecidas pelo método.

No caso da padaria Q Pão esse conceito não basta para que a padaria tenha eficiência de reduzir os custos. Nota-se principalmente é que o Sr. Bread não tem voz ativa na padaria com seus funcionários, e a jornada de trabalho é muito puxada pois o trabalho é das 6h da manhã às 21h da noite, de segunda a segunda, incluindo feriados por esse motivo os funcionários não estão satisfeitos,e acabam fazendo as coisas do jeito que eles bem entendem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com