TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Normas da ABNT

Por:   •  19/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.911 Palavras (16 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

NORMAS METODOLÓGICAS

PARA ELABORAÇÃO

DO PROJETO INTEGRADO

FAC– Faculdade de Comunicação Social

São Bernardo do Campo

2010

PARTE INTRODUTÓRIA

Capa: deverá constar o nome do grupo (no alto da página, em letras maiúsculas), título (no centro), nome da instituição, cidade e ano (embaixo). Ver modelo anexo.

Página de rosto: nome dos autores – integrantes do grupo - (no alto da página, em caixa alta e baixa), entrando logo após a capa e deverá conter os mesmos dados da capa, acrescentando-se, à direita, abaixo do título, num retângulo, a natureza do trabalho, o nome da instituição e o nome dos professores orientadores. Ver modelo anexo.  (item obrigatório)

OBS.: O título deve expressar o conteúdo de todo o trabalho. Não deve ser muito longo e poderá ser alterado no decorrer da elaboração dos estudos. É importante que o título traduza exatamente do que se trata o trabalho. Ele pode ser criativo, poético, mas também deve ser referencial. Há uma exigência da academia nesse sentido.

Por exemplo: “Compromisso ambiental: campanha publicitária para Natura”

Dedicatória: o autor dedica a obra ou presta uma homenagem a alguém (se houver). Normalmente o texto fica próximo da margem inferior, alinhado à direita. (item opcional).

Epígrafe: é a citação de um pensamento relacionado ao tema da obra. Pode ser usada somente no início e também no início dos capítulos. É opcional. Normalmente o texto fica próximo da margem inferior, alinhado à direita. (item opcional).

Agradecimentos: também são opcionais. Devem ser sintéticos e feitos a pessoas ou instituições que contribuíram de maneira relevante para a realização do trabalho. Normalmente o texto fica próximo da margem inferior, alinhado à direita. (item opcional).

Lista de tabelas, de ilustrações e/ou gráficos: devem estar presentes na ordem em que aparecem no texto, antes do sumário. (item opcional). Quando inseridas no texto devem aparecer notas de referência logo abaixo da tabela, ou ilustração ou gráfico. Exemplo:

Tabela 1. Concorrência

marcas

%

Xyz

30%

Mnp

20%

 Fonte: Folha de S.Paulo, Caderno Economia, 2002, p.15.

        Sumário: listagem com o nome dos capítulos e subtítulos principais, na ordem em que aparecem no texto, seguidos da sucessiva paginação, com a indicação da primeira página onde se localizam. Havendo mais de um volume o sumário deve ser repetido (completo) em todos os volumes.  Não usar a palavra índice, que é adequada apenas para o caso de relação detalhada dos assuntos, relação de nome de pessoas, nomes geográficos, geralmente em ordem alfabética. (item obrigatório).

RESUMO

         Resumo: O trabalho deve apresentar (em páginas separadas) um resumo em português com no máximo 15 linhas. O resumo deve conter uma síntese do conteúdo, indicando brevemente o tema estudado, os objetivos, a metodologia e as principais conclusões. Deve ocupar apenas um parágrafo, preferencialmente usando a terceira pessoa do singular e verbo na voz ativa. Também devem ser evitadas frases negativas, símbolos, fórmulas, comentários e palavras e/ou expressões supérfluas.

Exemplo: ao invés de dizer: “O presente trabalho aborda....”, diga: “O trabalho aborda....”.  Não dizer “O autor do trabalho demonstrou que........” e sim: “Demonstrou-se que....”.

Exemplo:

O trabalho consiste no desenvolvimento de um fotodocumentário sobre Tribos Urbanas, com ênfase na tribo Xyz. Com vistas a solucionar o problema de construção de uma narrativa através de 20 fotografias (exercício do olhar), o grupo elaborou o material em três etapas, sendo elas respectivamente: pesquisa, planejamento e execução. Para o cumprimento das etapas foi necessário o desenvolvimento de pesquisa bibliográfica e documental, além de pesquisa de campo sobre a temática envolvida. A produção do material de se deu a partir do conceito de que a tribo urbana no contexto atual blá, blá. Blá. Concluiu-se que o fotodocumentário foi eficiente na medida em que propiciou a oportunidade de construir um olhar sobre a tribo Xyz.

         Palavras–chave: logo abaixo do resumo devem ser apresentadas as palavras-chaves (de 3 a 5) identificando o núcleo temático do trabalho. Sua finalidade é permitir a indexação posterior em bibliografias ou bancos de dados.

Ex: Palavras-chave: Comunicação, Fotodocumentário, Tribos Urbanas, Xyz

Obs. O resumo deve vir antes do sumário.

INTRODUÇÃO

Introdução: na introdução o autor – grupo deverá apresentar o tema e como o trabalho foi desenvolvido. É o lugar também para apresentar as justificativas do trabalho, sua relevância. Em seguida são apresentadas as partes que o compõem. A introdução não deve ser muito extensa. É a ampliação dos itens citados no resumo. Deve servir para que o leitor possa ser esclarecido sobre o teor do trabalho. Em geral é a última parte a ser escrita. (item obrigatório).

Siglas, de abreviaturas e símbolos: devem ter seu significado esclarecido em notas de rodapé ou no próprio texto, entre parênteses, a primeira vez que aparecem.

CAPÍTULOS (trabalho efetivo após os elementos pré-textuais)

O trabalho deve ser dividido conforme a orientação dos professores do semestre. Sempre acompanhar as orientações, principalmente do prof coordenador.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Considerações finais: nas considerações finais devem ser discutidos os resultados principais obtidos durante o trabalho de pesquisa, em consonância com os objetivos propostos, se evidenciado as principais reflexões sobre o tema. Pode conter também indicações ou recomendações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (223.3 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com