TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ADOLESCENTE TEM MATURIDADE PARA ESCOLHER A SUA PROFISSÃO?

Por:   •  1/11/2018  •  Dissertação  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA

NOME: IGOR GABRIEL JORGE SANTOS

PROFESSORA: IZABEL


O ADOLESCENTE TEM MATURIDADE PARA ESCOLHER A SUA PROFISSÃO?

O momento da escolha profissional ocorre na adolescência, período em que há a busca de uma identidade e vários questionamentos. O adolescente encontra-se numa fase de transição, pois de um lado estão seus interesses de criança e do outro o mundo adulto. Segundo Cole (2003), ele está preso entre dois mundos, um é o mundo da dependência e o outro o da responsabilidade. Desta forma, é considerada uma criança pelos pais para certas decisões e também deve responsabilizar-se por suas escolhas.

Muitos acreditam que a adolescência é uma construção social. Hoje, a entrada na vida adulta leva mais tempo e é menos definida. A puberdade começa mais cedo e o início da vida profissional tende a ocorrer mais tarde, pois requer períodos mais longos de educação ou treinamento profissional para que o sujeito possa assumir as responsabilidades da vida adulta.

Acredita também que o tempo de maior permanência dos filhos na casa dos pais tem permitido que seja instituída a ditadura dos filhos ou o filiarcado, período em que há um grande investimento na formação e qualificação profissional do adolescente. Esse novo momento tem elevado a adolescência a uma posição de destaque entre as fases da vida humana, prolongando-se num tempo cronológico, nas sociedades modernas, criando uma nova modalidade de adolescentes nomeados de adolescentes tardios, ou seja, aqueles que ainda estão estudando, sem vínculo de trabalho definido e permanecem vivendo no espaço familiar.

O adolescente pode sim escolher uma profissão que tenha mais a ver com o seu estilo, mas apenas como teste, para saber se é isso mesmo que ele quer para o resto da vida!

FONTE: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/15817/15817_3.PDF


A BELEZA FÍSICA PODE SER CONSIDERADA UM VALOR SOCIAL?

Assumindo ou não a questão, muitos de nós sabemos que existe um retorno pela boa aparência, e que na busca pela beleza, gastamos inúmeras horas e também inúmeros reais em cuidados pessoais. Porém, quais seriam esses reais benefícios de quem teve a sorte de nascer com uma beleza acima da média? E o mais importante, será que as pessoas de boa aparência são privilegiadas no mercado de trabalho?

O economista Daniel S. Hamermesh acredita que sim, e expõe seu ponto de vista no polêmico livro O valor da beleza: descubra as surpreendentes vantagens da boa aparência e por que as pessoas atraentes têm mais sucesso. O autor tenta provar que os mercados de trabalho dos mais vários tipos, podem gerar o pagamento de um bônus pela boa aparência e a aplicação de penalidades no pagamento pela má aparência.

Seus argumentos são baseados principalmente em uma pesquisa feita em ampla escala na Universidade de Michigan, em 1971. Esse estudo inicial, e consequentemente sua escala de aparência, serviu como ponto de partida para a realização de diversas outras pesquisas, como a questão do primeiro emprego.

Mas não podemos considerar a beleza física como um valor social, por que isso descarta a parte que mais conta, o CARATER e a INTELIGÊNCIA. Uma pessoa pode muito bem ser considerada por alguns como “feia”, mas a inteligência e caráter dela a torna uma pessoa muito melhor que outra bonita.

FONTE: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-valor-da-beleza-por-que-as-pessoas-atraentes-tem-mais-sucesso/74475/


OS MENINOS AMADURECEM MAIS CEDO QUE AS MENINAS?

Há muito tempo, as mães aconselham as filhas adolescentes a ignorarem as brincadeiras infantis dos colegas de classe porque, afinal, elas são mais maduras. Na prática, muitos concordam que meninas amadurecem mais cedo do que meninos, mas uma pesquisa da Newcastle University descobriu cientificamente que o cérebro feminino realmente se transforma antes do que os das pessoas do sexo masculino. As informações são do Daily Mail. Os especialistas estudaram o cérebro de 121 pessoas com idades entre 4 e 40 anos com o objetivo de identificar quando o cérebro de cada uma passava pelo processo de amadurecimento, que é quando algumas partes do órgão ficam menores e ligações desnecessárias são desativadas, o que o faz trabalhar de maneira mais eficiente.

Em meninas, a atividade cerebral começa a ficar intensa entre os 10 e 12 anos. Já nos meninas, os testes indicaram que os mesmos processos começaram a acontecer com mais frequência entre os 15 e 20 anos.

A pesquisa aponta que conexões curtas são geralmente descartadas, enquanto que conexões longas entre partes diferentes do cérebro – responsáveis, por exemplo, pela associação de visão e audição – são preservadas. “A perda de conectividade durante o desenvolvimento do cérebro pode, de fato, ajudar a melhorar as funcionalidades cerebrais ao reorganizar a rede de maneira mais eficiente”, explica a pesquisadora Sol Lim. “Em vez de conversar com muitas pessoas aleatoriamente, conversar com poucas pessoas que vivem em uma área há muito tempo é a maneira mais eficiente de achar seu caminho. De maneira parecida, reduzir algumas projeções no cérebro ajuda a se focar nas informações essenciais”, conclui.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (206.3 Kb)   docx (112.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com