TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Coroa de Sonetos: Uma Joia Poética Intertextual

Por:   •  28/7/2023  •  Abstract  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 2


[pic 1] Coroa de Sonetos: Uma Joia Poética Intertextual

By

Jaime Adilton Marques de Araújo

A coroa de sonetos é uma forma literária intrigante que tem encantado poetas e leitores ao longo dos séculos. Composta por uma sequência de sonetos interligados, essa estrutura poética única permite ao autor explorar temas diversos ou desenvolver uma narrativa contínua, ao mesmo tempo em que cria uma conexão especial entre os poemas.

Essa técnica poética é composta por uma série de quinze sonetos. Cada soneto é composto por catorze versos, geralmente escritos em versos decassílabos, seguindo a forma clássica do soneto. O último verso do primeiro soneto é utilizado como o primeiro verso do segundo soneto, e assim sucessivamente, criando um ciclo completo quando o último verso do último soneto é igual ao primeiro verso do primeiro soneto.

Essa interligação inteligente e criativa desafia o poeta a planejar cuidadosamente cada soneto, garantindo que eles se conectem de forma coesa e harmoniosa. A habilidade do poeta em criar essa unidade intertextual é um dos principais atrativos da coroa de sonetos.

Além da complexidade técnica, a coroa de sonetos oferece uma oportunidade única para explorar temas variados ao longo da sequência. Cada soneto pode ser visto como um elo da corrente, contribuindo para uma mensagem mais profunda ou contando uma história contínua. Isso possibilita uma abordagem multifacetada do tema, ampliando as possibilidades criativas do poeta.

A origem da coroa de sonetos remonta à poesia medieval, sendo atribuída ao poeta italiano Dante Alighieri. Ao longo dos séculos, poetas como Petrarca e Spenser também exploraram essa forma poética, contribuindo para sua popularidade e evolução.

A coroa de sonetos é uma oportunidade para o poeta exibir sua maestria literária e sua capacidade de construir versos de maneira eloquente. Requer planejamento cuidadoso, domínio técnico e um profundo conhecimento da arte poética.

Embora desafiadora, a coroa de sonetos recompensa tanto o poeta quanto o leitor com sua estrutura inovadora e mensagem intricada. É uma joia literária que transcende o tempo, destacando-se como uma das formas poéticas mais apreciadas e valorizadas na tradição literária.

Em suma, a coroa de sonetos é uma preciosidade poética, permitindo que os escritores explorem conexões entre versos, criem histórias interligadas e mostrem sua perícia literária. Essa forma artística continua a encantar e inspirar gerações, solidificando seu lugar como uma das formas poéticas mais fascinantes e belas da literatura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (147.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com