TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estruturalismo de Sassure

Por:   •  17/11/2016  •  Artigo  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

NOME: FABIANA LIMA CUNHA

RGM: 16111672

AP II – LINGUÍSTICA

        A originalidade de Saussure foi propor um estudo da língua enquanto sistema social de um ponto de vista sincrônico, não histórico, como vinha sendo feito antes. Segundo o autor francês, "o estruturalismo é a suposição de que se pode estudar uma língua como uma estrutura".

Sincronia versus diacronia: Nada mais é que a distinção entre o estudo sincrônico de uma língua, que consiste na descrição da estrutura de uma língua em certo momento no tempo; e o diacrônico, que nada mais é do que a descrição histórica de uma língua, que leva em consideração os diversos estágios sincrônicos dessa mesma língua. Saussure considerou mais importante os estudos sincrônicos, pois esse revela sua estrutura essencial. Foi então a partir dessa predileção pelos estudos sincrônicos da linguagem que se baseou a linguística estruturalista.

Língua versus Fala: A língua é a parte social da linguagem em que o indivíduo falante não pode modificá-la, sendo um fenômeno externo a ele, um sistema abstrato, social, geral e coletivo; e a fala, diz respeito ao ato linguístico particular psicofisiológico de cada um, sendo variável e circunstancial. A partir destes conceitos, Saussure afirma que a Linguística deverá se ocupar do estudo da língua, por conformar um sistema de signos organizados e generalizados, não sendo circunstancial e variável como a fala.

Significante versus significado: Sobre o signo lingüístico, Saussure (1969, p. 18) diz que "a língua é conhecida como um sistema de Signos"; ele faz uma conexão entre um significante (imagem acústica) e um significado (conceito), cuja relação de ambos define-se em termos paradigmáticos e sintagmáticos.Não é necessário haver uma relação de semelhança entre significante e significado, pois ambos são definidos por uma convenção social. Logo, por constituir um todo abstrato, social, geral e coletivo, sua estrutura permite o estudo da Língua como ciência.

Paradigma versus Sintagma: Sobre As relações entre as partes do sistema ou estrutura foram descritas por Saussure em termos de relações sintagmáticas (no plano do sintagma, num eixo horizontal) e paradigmáticas (no plano da semântica, num eixo vertical). No eixo sintagmático combinamos as palavras, termos, morfemas, selecionados a partir das possibilidades oferecidas no eixo paradigmático. Por essa razão, não se deve confundir paradigma com língua e sintagma com fala. Tanto um quanto outro pertencem ao sistema, aquele por estabelecer os elementos que podem figurar num dado ponto da cadeia falada e este por obedecer a um padrão rígido de combinação.

Bibliografia Complementar

Salatiel, José Renato – Especial para Pedagogia e Comunicação – Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/estruturalismo-quais-as-origens-desse-metodo-de-analise.htm

Dantas, Alice – Disponível em http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/as-tres-grandes-correntes-da-linguistica-moderna-estruturalismo-funcionalismo-e-gerativismo-3666858.html

in Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2016. [consult. 2016-04-20 11:43:11]. Disponível na Internet: http://www.infopedia.pt/$estruturalismo-(linguistica)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com