TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo da Polissemia Nos Livros Didáticos

Por:   •  24/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

O estudo da polissemia nos livros didáticos

Cinthia Roberta de Sena Lopes

Cristiane Maria do Carmo Freitas

Poliana Calmom Costa

Resumo: Este artigo, tem como objetivo investigar os fenômenos semânticos da polissemia nos livros didáticos de Língua Portuguesa. Abordaremos as teorias e conceitos de polissemia e homonímia de Rodolfo Ilari, Mário Vilela e José Luiz Fiorin. Dialogando com a literatura escolhida e suas divergência entorno do ensino da polissemia no ensino médio. Discutiremos ainda, sobre a importância do estudo da semântica e da polissemia na sala de aula e de que maneira ela poderá ser abordada.

Palavras-chave: Semântica. Polissemia. Língua Portuguesa

INTRODUÇÂO

    O presente artigo procura investigar como os livros didáticos de Lingua Portuguesa retratam o conceito e o ensino da polissemia , e se o mesmo faz uma distinção coerente entre polissemia e homonímia, pois há uma certa "semelhança" em seus conceito, porem com significações diferentes.

   O tema surgiu na disciplina Introdução a Semântica, escolhido pela professora Ariadne. A partir de debates e leituras em sala de aula sobre diversos conceitos do estudo da semântica e também da polissemia. Foi acordado que, escolheríamos em grupos livros de ensino de lingua portuguesa que contivesse o assunto de polissemia e dialogar com os textos abordados em sala em torno disso.

     Escolhemos dois livros de português de ensino médio volume 1 e 2 de duas editoras distintas. No primeiro momento iniciaremos com o conceito de polissemia e homonímia e como distingui-las fazendo uma comparação com os conceitos dos dois livros de didáticos e o que divergem entre si. No segundo momento, iremos mostrar como os dois livros abordam o ensino de polissemia e se esse método é o mais coerente. Já no ultimo momento, discutir-se-á sobre a importância   do estudo e do ensino da semântica e da polissemia, e de que maneira poderia ser abordada nos livros didáticos.

DESENVOLVIMENTO

Não tem como falar de polissemia sem falar de homonimia, mas o que são estes fenômenos semânticos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com