TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido: Livro A tradução Vivida de Paulo Ronai

Por:   •  20/4/2019  •  Resenha  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 5

Estudo dirigido: Livro A tradução Vivida de Paulo Ronai

1 – Defina a tradução interlingual, tradução intralingual e tradução intersemiótica e explique a diferença entre a tradução interlingual e tradução intralingual.

R: Tradução Interlingual: consiste na interpretação dos signos verbais por meio de alguma outra língua. Tradução Intralingual: consiste na interpretação dos signos verbais por meio de outros signos da mesma língua. Tradução intersemiótica: consiste na interpretação dos signos verbais por meio de sistemas de signos não-verbais. A diferença entre tradução intralingual e interlingual é que a primeira é feita dentro de uma especifica língua, enquanto a segunda é feita entre duas línguas diferentes.

2 – Explique porque a maioria das pessoas pensa em tradução como uma atividade puramente mecânica.

R: As pessoas acreditam que a tradução é uma atividade puramente mecânica, porque acham que o tradutor (conhecedor de duas línguas) tem é passar um texto de uma língua A para a língua B, substituindo palavra por palavra, exatamente igual e na mesma ordem. Mas na verdade, a tradução é mais complexa do que isso, pois as palavras não possuem sentidos isoladamente, mas sim dentro de um contexto.

3 – Sabendo se que a tradução não é uma atividade puramente mecânica, explique qual o papel do tradutor.

R: O papel do tradutor é singularmente importante, transformando – se numa atividade seletiva e reflexiva. O tradutor deve utilizar os seus conhecimentos de técnico para conseguir efeitos de arte e provocar emoções estéticas.

4 - Explique tradução estrangeirizadora e a naturalizadora.

R: A tradução estrangeirizadora, é aquela feita a partir de duas línguas completamente diferentes, com raízes diferentes (exemplo: inglês para o português), já a tradução naturalizadora é aquela feita entre línguas que descendem de uma mesma raiz (exemplo: português de Portugal para o português do Brasil).

5 - Para Paulo Rónai, os três primeiros requisitos para a formação de um bom tradutor seriam: conhecimento ótimo do próprio idioma, posse razoável do idioma fonte e bom senso. Explique a importância de cada requisito e expresse sua opinião.

R: O primeiro requisito é o conhecimento sólido da língua para a qual traduz, adquirido segundo Rónai, com a “leitura atenta e contínua dos bons autores, pela frequentação de livros inteligentes sobre o próprio idioma, pelo estudo incessante dos meios de expressão”. Obviamente, o tradutor também precisa conhecer a língua da qual traduz; não sabê-la de cor, o que é impossível até mesmo para a língua materna, mas adquirir um sexto sentido que o faça perceber as armadilhas da língua, que não permitem a tradução ao pé da letra. Por fim, outro ingrediente indispensável é o bom-senso, necessário para perceber quando os dicionários não resolvem uma dúvida; quando a solução não ficou boa, ou ficou ambígua, na língua-alvo; quando é necessária uma nota ou explicação suplementar; quando se deve ser mais livre ou mais literal. Além dessas primeiras qualidades, o tradutor precisa ainda de uma boa cultura geral, curiosidade e desconfiança sempre alerta.

6 - Segundo Paulo Ronai, de onde provém as armadilhas da tradução e o que confirma isto?

R: A maioria das armadilhas provém da nossa fé na existência autônoma das palavras e na convicção inconsciente de que cada palavra de uma língua necessariamente corresponde outra noutra língua qualquer. Um exemplo bem simples seria o dicionário, por motivos de comodidade pratica, os vocábulos estão em ordem alfabética, palavras sozinhas (fora de contexto) e seguidos de definição.

7 – Cite e explique três “armadilhas” da tradução?

R: A maioria das muitas armadilhas da tradução provém da fé na existência autônoma das palavras, trazendo a certeza de que a cada palavra de uma língua corresponde outra noutra língua, o que não acontece na realidade, pois cada palavra só tem sentido na frase e contexto em que está inserida. Outro perigo é nosso instinto etimologizador, pois mesmo que ele nos ajude a entender o sentido das palavras e até adivinhar o significado de uma palavra estrangeira, mas põem causar confusões, porque cada língua evolui de maneira diferente. Umas das consequências desse processo é a polissemia (faz com que uma palavra tenha vários equivalentes conforme o contexto). Existem ainda os falsos cognatos, que são nada mais nada menos que palavras parecidas em dois idiomas, com que possuem sentidos diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (97.8 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com