TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FICHAMENTO DE CITAÇÃO: LONGUINGO

Por:   •  19/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

DEPARTAMENTO DE LETRAS DO CERES - DLC

CAMPUS DE CURRAIS NOVOS

DISCIPLINA: HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

DOCENTE: GERALDO TACIDALIO FERNANDES

DISCENTE: JOSIANY ROSENDO DE FREITAS

FICHAMENTO DE CITAÇÃO: LONGUINGO, PÁGINAS 119-  135

“A teoria gerativa trata a capacidade para a linguagem como uma característica dos seres humanos, parte integrante da sua biologia”. (P. 120)

Ex: A fala de uma criança, não é mera repetição de algo que já foi dito, a criança é capaz de criar sentenças inéditas. Isso é uma capacidade inata dos seres humanos.

“[...]a linguagem é parte da genética humana...[...] apesar de haver inúmeras línguas, superficialmente diferentes entre si, todas devem ser, em um nível mais profundo de análise, bastante aparentadas, pois surgiram a partir da mesma base biológica”. (P.121)

“[...]a Faculdade da Linguagem é entendida como um órgão que se desenvolve a partir de um estágio inicial, comum a espécie humana e invariante”. (P.121)

Ex: O ser humano possui características biológicas funcionalmente bem adaptadas para a produção e desenvolvimento da linguagem bem como, para a sua percepção, ou seja todo ser humano independente da língua materna possui uma Gramática Universal.

“ A única maneira de explicar satisfatoriamente a aquisição da língua pela criança é supor que já existia algo na sua mente, a Faculdade da Linguagem, uma espécie de árvore arquitetônica biológica que opera sobre dados primários limitados e constrói um sistema de conhecimento linguístico altamente organizado e distinto desses dados iniciais, tanto em quantidade quanto em qualidade (Chomsky 1986) ” (P.122)

“ Entender e explicar como certa combinação de sons em palavras, e de palavras em sentenças, é capas de gerar sentidos, foi sempre uma questão central para os estudos linguísticos. Para a Teoria Gerativista, a mente humana é modular, ou seja, diferentes componentes são responsáveis por diferentes capacidades cognitivas. (P. 123)

Ex: Cada módulo da mente responde pela estrutura e desenvolvimento de uma atividade cognitiva.  Ex.: coordenação motora, memória, linguagem.

“[...]os falantes têm um conhecimento inconsciente sobre o que gramatical ou não em sua língua (independentemente de instrução ou escolaridade). Esse saber é o que chamamos de competência linguística. ” (P.124)

Ex: Assim julgamos que “O menino comeu a maçã” é uma frase da língua portuguesa, gramatical, isto é, produzida de acordo com a gramática da língua, as regras ou normas internalizadas. Por outro lado, uma frase como “Menino o comeu maçã a” é considerada como agramatical, ou seja, como uma frase estranha, portanto, não pertencente à língua, porque há uma regra da língua que não permite colocar o artigo depois do substantivo. E essa competência é inerente a todo falante da língua.

“ A teoria de Princípios e Parâmetros surge no começo dos anos 80 com uma visão totalmente nova para a arquitetura da gramática, que é encarada como a combinação de uma conjunto modular e finito de princípios e parâmetros. Os princípios são tratados como leis gerais a que toda língua deve obedecer. [...] Os parâmetros, por sua vez, são entendidos como opções restritas que são adicionadas com base na interação da criança com os dados linguísticos primários presentes no seu ambiente linguístico ”. (P.127)

“Entre os princípios propostos, existe uma denominação Princípio de Projeção Estendido segundo “todas as sentenças das línguas têm uma posição de sujeito”. (P. 127)

“[...] Essa diferença superficial entre as línguas motivou a formulação de um conjunto de propriedades que ficou conhecido como um parâmetro: o Parâmetro do Sujeito Nulo”. (P. 128)

 “[...] a noção de parâmetro trouxe uma nova forma de explicar a variação entre as línguas (variação translinguística). Ao considerar como foco de interesse a descrição de propriedades mais abstratas que se manifestam na superfície, os parâmetros, abriu-se um novo campo de pesquisa dentro da sintaxe Gerativa: o da linguística comparativa/tipológica”. (P. 128)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (118.3 Kb)   docx (293 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com